Natal saudável: a receita de trufas de coco e limão da Regina Lima

Nesta época de Natal é muito importante encontrar opções mais saudáveis que ajudem a encontrar soluções mais saudáveis e igualmente saborosas. Que não nos obriguem a abdicar de comer aquilo que mais gostamos, mas que também nos façam ficar de consciência tranquila no que toca a uma alimentação mais equilibrada e pouca calórica.

Falamos com Regina Lima, autora do blog “Nutree Me“, onde partilha diariamente as suas rotinas de alimentação e pedimos-lhe a sua apetecível e saudável receita de trufas de coco e limão. Conheça, experimente e não se esqueça de a partilhar com quem mais gosta.

Pode ficar a conhecer o projeto de Regina Lima aqui.

Regina Lima, autora do blog Nutree Me

Numa altura de alguns exageros alimentares, como é que podemos manter uma alimentação mais saudável?

Como costumo dizer: “o segredo é sempre equilíbrio”. Esta é uma época naturalmente de exageros e por isso temos que prevenir. E de que forma? Manter o ginásio, pelo menos 3 a 4 vezes por semana, beber mais água do que a que bebemos diariamente, tentar alimentar-nos bem durante a semana (para nos jantares de natal abusar mais um bocadinho) e uma última sugestão: comer sempre um bom prato de sopa antes de sair de casa para qualquer jantar. Assim, evitamos atacar todas as entradas que aparecerem à nossa frente nos restaurantes.

Para fazer um detox depois do Natal e desta época festiva, que dicas daria para começar o ano da melhor forma?

Não sou a maior apologista de detox. Acho que temos simplesmente de voltar à nossa rotina. Na primeira semana duplicar a água que ingerimos, treinar pelo menos 5 vezes por semana, investir mais em treinos cardiovasculares para queimar mais gordura, evitar fritos, açúcares refinados, sobremesas e dar prioridade a legumes, vegetais e muita fruta, tudo cruo.

Manter uma alimentação saudável deveria estar na wishlist para 2019 de toda a gente. Muitas vezes o difícil é começar, mas não é impossível. Qual é a melhor forma para conseguir e ter motivação?

Acho que acima de tudo temos de querer. Sem querermos mesmo nunca vamos conseguir. Temos de pensar que esta mudança não é uma dieta, uma coisa temporária, é uma mudança gradual de estilo de vida. Sugiro começarem por pequenas-alterações: em vez do bolo ao lanche, comer panquecas caseiras ou um pão escuro, em vez de comer arroz branco ou massa alterar para arroz ou massa integral, por exemplo. Para quem está a começar e quer muito esta mudança sugiro que consulte um nutricionista. A mudança nunca pode ser radical, tem de ser passo a passo, para o corpo e a mente aceitarem com facilidade e começarem a sentir os resultados: mais energia, melhor funcionamento intestinal, e até cabelo e unhas a crescer rápido.

O que não pode faltar na mesa de Natal?

Bacalhau! Bacalhau nunca pode faltar! Depois clementinas/tangerinas, é a época delas e eu adoro. E a minha loucura, que nunca resisto e que é a minha maior asneira nesta altura do ano: pão-de-ló com queijo. No caso dos doces convencionais, o bolo rei, o leite creme e por aí em diante, admito que não sou fã e nunca gostei. Mas gosto muito de fazer os meus doces saudáveis.

Deixo-vos uma sugestão: bolinhas energéticas de coco e limão. Experimentem e partilhem com a família!

Receita para cerca de 15 a 20 bolinhas

Ingredientes:

  • 15 Tâmaras Medjool previamente demolhadas
  • Sumo de 1 ou 2 limões
  • Raspas de ¼ de limão
  • 2 colheres de sopa de farinha de coco
  • 2 colheres de sopa de coco ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
  • 1 colher de sopa de coco ralado para passar
  • 1 colher de sopa de amêndoa laminada para passar

Modo de preparação:

  1. Colocar as tâmaras sem caroço, em pedaços pequenos, juntamente com a farinha de coco, o coco ralado, o sumo de limão e a manteiga de amêndoa na liquidificadora e bater tudo até ficar bem picadinho
  2. Juntar as lascas de coco e mexer novamente até obter uma mistura consistente
  3. Com esta mistura podemos formar bolas pequenas
  4. Passar as bolas pela cobertura (amêndoa e coco ralado)