O porquê de tanta gente preferir os trails

As corridas de montanha ou os trail runnings têm ganho cada vez mais adeptos nos últimos anos e o motivo é simples: permitem mais dinâmica e desafios do que as corridas normais. Os trails começaram a levar os atletas para o meio da natureza, a percorrer trilhos com pavimentos irregulares, subidas e descidas que desafiam a gravidade e a exigência de estarem sujeitos às propriedades climáticas do meio ambiente.

As corridas em trail trazem, na verdade, ainda mais benefícios para quem as pratica, acabando por melhorar as capacidades físicas e atléticas, que são úteis para qualquer modalidade. Desde promover uma corrida mais rápida e proteger o corpo de lesões, a corrida em trilhos traz muitas mais vantagens do que as que podemos imaginar.

Melhorar a resistência 

Este tipo de corrida exige percorrer trilhos em pavimentos irregulares, permitindo ganhar mais força e resistência para aguentar qualquer treino.

Melhor a técnica e a performance física

Alguns estudos comprovam que o facto de obrigar o corpo a correr sobre pavimentos irregulares permite que o pé se adapte ao movimento, encurtando e acelerando os passos, assim como a apoiar melhor o pé. São pequenos detalhes que farão toda a diferença ao praticar qualquer exercício físico.

Relaxar a mente

Um dos motivos que leva as pessoas a aderirem aos trails é o facto de permitir correr no meio da natureza, com cenários únicos e mais relaxantes do que na estrada. É possível aproveitar mais da corrida e tirar um tempo para relaxar a mente.

Respirar melhor

Sair do centro da cidade e afastar-se da poluição do ar permite que o organismo respire melhor, pela abundância de árvores que envolvem as corridas em trail. As zonas verdes envolvem um ambiente purificado e rico em oxigénio, permitindo, ainda, zonas mais frescas no verão e zonas mais abrigadas nos dias de chuva.

Conheça todos os trails, assim como outros eventos físicos, na agenda da U-FIT.