Os melhores superalimentos e os benefícios para a saúde

Os superalimentos destacam-se por terem na sua composição um alto teor em nutrientes essenciais, geralmente muito superior às quantidades dos restantes alimentos. Por essa razão trazem inúmeros benefícios à nossa saúde. São alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas, aminoácidos, ácidos gordos, cálcio e minerais sendo fundamentais para a excelente manutenção e bom funcionamento do organismo.

Conheça quais são os melhores superalimentos e de que forma os pode facilmente incluir na sua rotina alimentar. O consumo deve ser moderado e não substitui uma alimentação equilibrada, funciona como complementar.

Fotografias ©D.R.

Bagas de Gogi: são uma fonte de antioxidantes, ferro e vitamina C. O seu consumo deve ser moderado, mas podem ser incluídas em saladas, iogurtes, batidos e cereais.

Açaí: é uma pequena baga, semelhante ao mirtilo, que possui na sua composição um alto teor em antioxidantes, superior a qualquer fruto vermelho, sendo uma fonte de ómega 3,vitamina E, cálcio, ferro e magnésio.

Sementes de chia: são uma fonte de fibra, proteína e energia, ricas em ácidos gordos essenciais e minerais, como cálcio e ferro. São ainda um forte auxiliar na perda de peso.

Quinoa: são grãos isentos de glúten e muito complexos na sua composição, fornecendo um alto teor em proteínas, ácidos gordos (ómega 3) e vitaminas (A, E e C). Podem ser adicionadas a saladas e iogurtes.

Sementes de cânhamo: ricas em ácidos gordos, como ómega 3, minerais, vitaminas e fibras.

Camu Camu: é um pequeno fruto ainda mais rico em vitamina C do que a laranja. Fortalece o sistema imunitário e ajuda numa melhor absorção de ferro proveniente dos alimentos.

Spirulina: é uma microalga verde que tem ganho muita fama pelo alto teor na sua composição de proteínas, cálcio, ferro e potássio. Regulam a pressão arterial e equilibram o sistema nervoso.