Dora Matos : “O desporto e a vida saudável são um círculo vicioso muito positivo”

“Antes de se sentar na cadeira do escritório a trabalhar, a Dora já correu 10km ou já fez um treino intenso de uma hora no ginásio. É assim que o dia começa com mais energia e mais inspiração. O blogue nasceu dessa inspiração trazida pelo desporto. Com um tom divertido e sincero, este blogue pretende ser um espaço de informação e partilha. O desporto, as viagens e a alimentação saudável são a sua paixão e o seu boost de energia. É aí que nasce doramatos.com“.

É, também, desta forma que conhecemos um pouco da história por detrás do blog de Dora Matos. “De corpo e alma”, conta-nos um pouco sobre os seus hábitos e a forma positiva com que tenta manter uma vida ativa e saudável, enquanto viaja pelo mundo.

Se estivermos felizes podemos ser melhores com os outros. O desporto e a vida saudável são um círculo vicioso muito positivo.

Em primeiro lugar, gostávamos de conhecer o início desta aventura. Como tudo começou?

Começou pelas fotos que publicava todos os dias no Instagram a fazer desporto e das minhas receitas saudáveis. Depois, pelas viagens que fazia. Decidi juntar tudo numa plataforma própria onde pudesse transmitir a essência do meu dia a dia e, ao mesmo tempo, informar as pessoas de questões relacionadas com desporto, alimentação e saúde.

Há quanto tempo viaja pelo mundo e quantos países já visitou?

Sempre gostei muito de viajar, mas desde 2010 (quando fui sozinha para Madrid) que viajo bastante. Pelas minhas contas, já visitei uns 20 países. Conto todas as minhas aventuras na secção de viagens do blogue!

Qual foi, até agora, a melhor viagem/país? Porquê?

Esta é uma pergunta mesmo difícil de responder! Porque gostei de todos de maneira distinta. Mas adorei o Japão, México, Cabo Verde, Vietname, Itália…

O facto de viajar muito faz com que já não tenha receio de novas aventuras ou há sempre algum medo de partir para sítios desconhecidos?

Depende dos destinos, mas sobretudo da ideia que temos deles. Às vezes, em relação a certos países existem preconceitos e ideias erróneas de perigos que não têm porque ser reais. Penso que se deve um pouco às notícias que vemos (que costumam estar mais relacionadas com coisas más). É aí que se começam a formar os preconceitos. Temos de nos informar muito bem sobre os sítios para onde viajamos. Mas penso que quando chegamos ao destino o corpo liberta instintivamente o sentido de alerta.

Sair da zona de conforto e partir para uma aventura não é para qualquer um. Muito menos se formos sozinhos. O que é mais importante ter em atenção antes de viajar assim? 

Há muitas coisas que devemos ter em conta antes de nos metermos num avião e partir para uma aventura: preparar muito bem o nosso itinerário, informarmo-nos sobre o destino, atuar de acordo com cada país (seja na forma de vestir ou de comer, entre outros aspetos). Saber atuar corretamente perante imprevistos é uma das características mais importantes, a meu ver. Isto consegue-se com a experiência, mas no meu blogue tento dar dicas baseadas na minha própria vivência e que podem ajudar.

O que é que o mundo lhe trouxe para a sua vivência? Mudou alguma coisa desde que começou a viajar? O que é que mais aprendeu?

Mudou tudo. Desde a primeira viagem que fiz. A forma de refletir sobre a vida perante aquilo que vou vendo, a forma de sentir e de desfrutar, de relacionar e sobretudo de compreender, tolerar e respeitar. Tudo isso melhorou consideravelmente, no meu ponto de vista. Considero-me muito mais crescida nesses aspetos e devo-o muito às viagens que fiz.

Como é que se consegue manter uma alimentação saudável em qualquer parte do mundo? Leva sempre alguma comida saudável na mala ou procura alimentar-se bem com as opções que encontra?

Sempre! Os snacks fazem sempre parte da minha rotina, seja em Portugal ou em qualquer lugar do mundo. Levo-os na mala, mas a uma certa altura eles também se acabam. Ou procuro mais no lugar para onde viajo, ou tento manter uma alimentação saudável de acordo com a gastronomia local. Na Ásia, por exemplo, eles têm uma alimentação muito variada. Encontrava sumos de frutas naturais e panquecas de banana em tudo o que era canto! Estava na minha praia! Eu gosto muito de provar a gastronomia local, mas por outro lado também me tento cuidar, seja fazendo desporto, comendo menos ao jantar ou a beber bastante água durante o dia. Mas não me privo de comer a comida típica de cada sítio para onde viajo porque acho que isso também é parte da viagem!

É no blog que a Dora partilha diariamente as suas rotinas, tanto de alimentação como de prática de exercício físico. Com esta partilha procura ser uma motivação para que os seus leitores consigam adotar hábitos de vida mais saudáveis?

Sim, totalmente. Porque a mim me faz bem, então quero partilhar essa sensação com todos, tentar que as pessoas sintam o mesmo que eu. O equilíbrio e a energia que o desporto e a alimentação saudável me dá é tremendo. E por isso surge o blog, para fazer esta partilha.

De “corpo e alma” partilha, também, vários conselhos com quem a lê. Considera que esta partilha de testemunhos já ajudou muitos leitores?

Gosto de pensar que sim. Há muitas pessoas que tiram alguns minutos para me enviar umas palavras a agradecer pelos artigos que escrevo, porque se sentem identificadas de alguma forma. E isso é o que mais motivação me dá, sinceramente.

No blog podemos ler: “Acredito que uma vida mais equilibrada é uma vida feliz”. Encara estas palavras como a fórmula perfeita para manter uma vida melhor, física e mentalmente?

Totalmente! O movimento é um elemento essencial na minha vida. E o equilíbrio também, seja ele emocional ou físico. Falo muito da palavra “equilíbrio” no blog, mas tem uma razão de ser. O equilíbrio é importante para todos, porque se estivermos desequilibrados não vamos tomar decisões corretas. No meu blogue as pessoas não vão encontrar rotinas muito avançadas para quem quer aperfeiçoar a técnica num desporto concreto. Também não vão encontrar planos de dietas radicais. Muito pelo contrário: eu ofereço dicas que qualquer pessoa pode seguir no seu dia a dia. Para mim, trata-se de mudar os hábitos para sempre. Isso passa tanto pelo corpo como pela mente. Um corpo pode estar saudável, mas se a cabeça não o estiver, facilmente contagia o corpo. Todos temos em nós a oportunidade de nos tornarmos cada vez melhores pessoas. Acho que isso deveria fazer-nos algo mais felizes. Se estivermos felizes podemos ser melhores com os outros. O desporto e a vida saudável são um círculo vicioso muito positivo.

Pode acompanhar o projeto da Dora aqui ou em doramatos.com.