Fitness Club Braga: unir o desporto a uma causa social

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação recebeu cerca de 26 000 ml de sangue, numa iniciativa lançada pelo Fitness Club Braga, que uniu colaboradores, amigos e dadores numa boa causa. A campanha intitulada por “Dávida de Sangue: 20 mil entradas em aulas de grupo, 20 000 ml doados”, tinha como principal objetivo sensibilizar a população, praticante ou não de exercício físico, para a importância de doar sangue e, consequentemente, mobilizar novos dadores. Os objetivos foram ultrapassados, tendo sido doado um total superior ao esperado.

A campanha dividiu-se em duas fases. O Fitness Club comprometeu-se a doar a quantidade de 20 000 ml de sangue ao IPST, assim que atingissem um total de 20 mil entradas nas aulas de grupo. “É a nossa responsabilidade social”, garante o sócio-gerente do ginásio, Daniel Oliveira. “Queríamos associar a campanha aos 20 anos do Club. O nosso objetivo era incentivar as pessoas a contribuir de uma forma ativa”, continua.

A U-FIT esteve presente e acompanhou esta iniciativa. Falamos com Alan Ósorio, antigo jogador profissional do Futebol Clube de Braga, que também contribuiu de forma positiva para esta campanha, da qual era o embaixador. Em conversa com o antigo jogador percebemos de que forma continua a manter uma vida ativa e saudável, mesmo fora de campo.

É o embaixador desta campanha. O que simboliza esta iniciativa social?

Que num pequeno gesto podemos ajudar muitas pessoas, mesmo, e não custa nada. Eu acho que doar sangue deveria ser obrigatório para quem o pode fazer.

A sua vida sempre passou pelo desporto. O que é que o desporto lhe trouxe, essencialmente?

O desporto trouxe-me essa parte de poder ajudar as pessoas e ensinou-me o companheirismo. O facto de poder ajudar outras pessoas e famílias, como neste caso, através da doação de sangue.

Agora que já não joga futebol, como é que se mantém ativo diariamente?

Costumo treinar aqui no Fitness Club e jogo futebol com amigos para manter a forma e, também, para me distrair do dia a dia.

Considera que é importante continuar a praticar desporto?

Qualquer desportista tem uma adrenalina muito forte e eu tentei procurar mantê-la de outra forma. Encontrei no ginásio o que é melhor para mim, para atingir os mesmos limites que tinha dentro do campo.

Quais são as bases para uma vida saudável?

A alimentação é fundamental e o exercício físico, também, para aliviar o stress, para manter a mente ocupada. Há pessoas que preferem treinar de manhã, outras mais ao final da tarde e o exercício físico é essencial, independentemente da hora. A qualquer idade e qualquer que seja o exercício, desde uma caminhada, praticar natação, futebol, andebol ou mesmo o yoga, para relaxar a mente, é essencial hoje em dia. Vivemos numa sociedade que só procurar trabalhar e esquecemo-nos de investir no nosso corpo. Manter o corpo e a mente sã é importante.

Foi feliz enquanto jogador profissional de futebol?

Fui muito feliz. Tive uma carreira extraordinária. Agora “sofro” de outra forma por não poder estar lá a ajudar, mas ajudo de outra maneira, através de palavras de incentivo e conselhos para mostrar o que estão a fazer de errado e de correto.

E o deporto vai fazer sempre parte da sua vida, correto?

Sim. O desporto vai fazer sempre parte da minha vida enquanto estiver neste mundo! (risos)

Alan Osório e Daniel Oliveira, sócio-gerente do Fitness Club