Lanches saudáveis para levar para o trabalho

Para que não caia na tentação de comer o que não é saudável ou até saltar a refeição do lanche, seja da manhã ou da tarde, é importante que tenha sempre por perto opções alimentares mais benéficas para a saúde. Planear as refeições com antecedência, não só ajudam a ter uma rotina mais organizada, como permitem que façamos escolhas melhores. Há opções muito práticas e rápidas, além de serem muito fáceis de transportar para todo o lado.

Se lhe faltam ideias para os seus lanches, deixamos aqui umas sugestões bem saudáveis e saborosas.

Ovos

Os ovos são sempre das melhores opções no que toca a lanches saudáveis e saciantes, para comer tanto a meio da manhã como da tarde. Opte por cozer cerca de dois ou três ovos de uma vez e reserve-os no frigorífico. Depois é só pegar e levar. Pode comer os ovos apenas ou cortar a meio e colocar numas tostas integrais.

Frutos secos

Ter sempre frutos secos, ainda que o seu consumo deva ser moderado, é sempre uma boa opção. Pode colocar alguns num frasco de vidro e ter sempre no trabalho. Opte por colocar alguns oleaginosos, como: amêndoas, cajus, avelãs, nozes (normais ou as pecãs), entre outros que goste. Pode comer os seus frutos secos apenas ou juntá-los ao seu iogurte natural ou até acompanhar com uma peça de fruta.

Iogurte + chia + linhaça

Na noite anterior pode fazer o seu próprio iogurte, tornando-o mais saciante, para que não tenha tanta fome e faça um lanche mais completo. É muito simples. Basta colocar um iogurte (de preferência natural e sem açúcares adicionados, embora possa preferir escolher um com aroma de fruta) e junte-lhe duas colheres (de chá) de chia. Pode ainda adicionar um pouco de linhaça (pode optar pela moída). Envolva tudo e reserve no frigorífico durante umas horas. A chia vai conferir uma textura mais gelatinosa ao iogurte, para além de ser um lanche muito saboroso. Na hora de consumir, pode adicionar uma fruta a gosto: algumas bagas de romã, banana às rodelas, pera, maça ou até kiwi.

Tostas + manteiga de amendoim/queijo fresco          

Ao invés de comer pão, substitua-o por umas tostas integrais ou por tortitas de arroz/milho. Barre com um pouco de manteiga de amendoim ou um pouco de queijo fresco (pode optar por quark, cottage, ricotta ou requeijão).

Papas de aveia

Faça as suas papas de aveia à noite (pode fazer ao mesmo tempo que cozinha o jantar). É muito mais rápido e prático do que pensa. Depois pode juntar alguma fruta a gosto.

Receita de papas de aveia aqui.

Panquecas

Tal como as papas de aveia, o mesmo acontece com as panquecas. Consoante o seu tempo e disponibilidade, tanto pode fazer as panquecas de manhã, como pode deixá-las prontas à noite e reservá-las no frigorífico.

Receita de panquecas aqui.