Maria Granel, uma mercearia biológica e sustentável

A primeira “zero waste store” em Portugal abriu há cerca de quatro anos. Chama-se Maria Granel e é uma mercearia biológica, tal como o nome indica, a granel. Um projeto pioneiro e inovador que tem uma missão a cumprir: promover um consumo sustentável, diminuindo cada vez mais o desperdício. Divide-se em dois espaços, um em Alvalade e outro em Campo de Ourique, ambos em Lisboa. Aos poucos, a mercearia passou a ser, também, uma concept store de acessórios plastic free – produzidos sem o uso de plástico – onde além de produtos alimentares biológicos podemos encontrar de tudo um pouco. Há produtos de higiene, utensílios de cozinha e sacos para trazer as compras – tudo sustentável.

Fomos conhecer a história por detrás da Maria Granel e ninguém a pode contar melhor do que Eunice Maia, que idealizou, juntamente com o marido, este projeto.

“É o sonho a dois, de uma minhota e um açoriano. A ideia nasceu em 2013 e foi sendo alimentada e maturada até 2015. As nossas memórias de infância estão particularmente associadas ao campo e à terra e foram essas raízes que definiram a nossa identidade. Quisemos dar continuidade a esse património afetivo. E este projeto é mesmo isso: um regresso às origens, um regresso a casa.

Estudámos o mercado internacional (falámos com os fundadores de lojas pioneiras em todo o mundo) e nacional de forma profunda e achámos que fazia todo o sentido introduzir em Portugal a venda a granel de produtos biológicos, dispensando totalmente as embalagens.

Quando abrimos as portas, contávamos com 240 produtos expostos num espaço de 70 m2. Neste momento, temos um portefólio de mais de 1000 produtos, uma segunda loja de 150 m2, em Campo de Ourique, uma loja online (com cerca de 157 produtos) e uma nova secção de detergentes e beleza a granel (uma parceria com a Organii Bio: champôs sólidos, dentífricos sólidos, óleos e sabonetes bio, nacionais e certificados).

Neste percurso, conhecemos Bea Johnson, a nossa maior inspiração. Uma das iniciativas mais marcantes da nossa (curta) história foi termos sido os anfitriões da sua vinda a Portugal (pela primeira vez) . Bea é a fundadora do movimento internacional Zero Waste Home, a quem a CNN, o Finantial Times e o New York Times, entre outros órgãos de comunicação social, já dedicaram reportagens, dando destaque à sua filosofia de vida, centrada no minimalismo e na sustentabilidade.

Em conjunto,  promovemos uma conferência de apresentação do “Zero Waste Lifestyle”, que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Alvalade, no dia 8 de julho de 2016. O principal objetivo desta iniciativa era partilhar, sem fundamentalismos e de forma muito prática, a experiência pessoal da oradora, dicas e conselhos sobre como optar por uma vida de “Desperdício Zero” (sem nunca abdicar do estilo!). Acreditamos que esta oportunidade mudou consciências e mentalidades a nível nacional.

Na sequência desta conferência, entrámos em contacto com a Editorial Presença, sugerindo a publicação em Portugal da tradução do livro de Bea Johnson, “Zero Waste Home”, um best seller na sua categoria na Amazon. E conseguimos! Em setembro de 2016, o livro estava nas bancas e era lançado na nossa loja, contando com um prefácio nosso.

O nosso conceito recupera o imaginário coletivo das nossas antigas mercearias de bairro: o cheirinho maravilhoso a café e a frutos secos, os cartuchos de cartão, o atendimento personalizado e atencioso de quem sabe sempre o nosso nome, os nossos gostos, e, claro, a venda a granel, mas com um toque de modernidade e assumindo como principal preocupação a sustentabilidade. Os nossos produtos são apresentados em dispensadores individuais, com doseadores, dos quais as pessoas se podem servir diretamente.

Somos a primeira loja em Portugal, e uma das pioneiras na Europa e no mundo, a dispensar as embalagens e a vender exclusivamente a granel. Fomos, aliás, com muito orgulho, referenciados internacionalmente como os introdutores do sistema BYOC (“bring your own container”) no mercado nacional.

Quem nos visita pode trazer de casa o seu recipiente, para o reabastecer com os produtos de que necessita. Se se esquecer dele, ou se preferir, poderá adquiri-lo na loja. Temos ao dispor sacos de papel reciclado e frascos de diferentes dimensões, de acordo com a preferência.

Esta opção é deliberada, consciente. Um contributo. Um gesto para ter um impacto considerável na redução das emissões de CO2 e na quantidade de resíduos destinados a aterros e incineradoras.  Além disso, ao incentivar a aquisição, apenas, da quantidade de que efetivamente necessitamos, estaremos também a diminuir o desperdício alimentar.

O compromisso de sustentabilidade estende-se, ainda, ao facto de os nossos produtos (mais de 600) serem 100% biológicos, certificados, livres de organismos geneticamente modificados, respeitando os solos e o ritmo das estações e da terra. E se a nossa inspiração é tradicional, a nossa missão está totalmente comprometida com o presente e vocacionada para o futuro. Cremos que é possível consumir de forma mais sustentável, reduzindo o desperdício e apostando mais na qualidade ao invés da quantidade. Assim, estaremos a fazer a nossa parte para as gerações futuras herdarem um mundo melhor.

O nosso público é transgeracional, de dentro e de fora dos bairros onde nos encontramos. Apresenta uma preocupação com a sustentabilidade, é um público informado e interessado num consumo responsável e consciente.

Passados quase três anos da nossa abertura, continuamos a intervir ativamente na comunidade, estimulando a adoção de gestos amigos do ambiente: temos em curso um “Programa Z(h)ero”,  promovemos consultoria, conferências e conversas informais em ambiente corporate, partilhando com empresas nacionais e internacionais, ONG e outras entidades, o nosso percurso e testemunho de sustentabilidade. Além disso, dinamizamos com regularidade workshops na loja sobre o tema da sustentabilidade”.

Onde encontrar a Maria Granel

Podemos encontrar a Maria Granel em Alvalade e, recentemente, em Campo de Ourique. Esta última loja tem dois pisos, sendo que no piso superior encontramos a mercearia biológica a granel e no piso inferior está a primeira zero waste concept store, com todos os diversos produtos ecológicos, sustentáveis e orgulhosamente “plastic free”. Há, ainda, um espaço totalmente equipado para a realização de workshops, eventos e apresentações.

Descubra mais informações aqui.