Os benefícios do exercício físico para a saúde mental

A prática regular de exercício físico promove inúmeros benefícios à nossa saúde física, mas também mental, contrariamente ao que muitos podem considerar pouco eficaz. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, uma conceituada revista científica que aborda as áreas relacionadas com a saúde, ciências do desporto e medicina desportiva, comprovou que o exercício físico potencia o bem-estar da nossa saúde mental, atuando eficazmente na diminuição do stress e de várias patologias. Esse mesmo estudo indica que os treinos de resistência são dos melhores métodos para a saúde mental, sendo muito mais eficaz do que qualquer antidepressivo.

Segundo esta pesquisa, os treinos de resistência física garantem várias vantagens à nossa saúde, destacando a prevenção e diminuição da ansiedade, depressão, stress e muitos outros problemas. E mais. Os responsáveis pelo estudo comprovam que os treinos de resistência asseguram um encolhimento menor do tecido responsável pela conexão das fibras nervosas entre as regiões do cérebro. Daí este tipo de treino atuar eficazmente na prevenção de patologias como o Alzheimer e outras doenças cognitivas.

Treinar, no mínimo, duas vezes por semana, em treinos de circuito ou levantamento de pesos (como exercícios de cardio), é suficiente para garantir uma vida mais saudável, física e mentalmente.