Os treinos de TRX permitem um gasto de até 850 calorias

Os treinos de TRX são treinos, essencialmente, de força e destacam-se pelo facto de serem bastante dinâmicos, proporcionando vários benefícios a quem procura tonificar o corpo de forma eficaz. Além de permitir um gasto calórico de até 850 calorias por treino (geralmente de uma hora), permite aumentar a força, a flexibilidade, a coordenação e a agilidade.

TRX significa Total-Body Resistence Exercise  que, traduzido à letra, diz-nos ser um exercício de resistência que tonifica o corpo todo. São exercícios praticados com o auxílio de umas cordas específicas que permitem executar uma série de exercícios diferentes e em (praticamente) todo o lado, o que torna esta atividade bastante prática e versátil. Seja no ginásio, em casa ou ao ar livre, só precisa apenas de um suporte seguro para prender as suas cordas.

Por se tratar de um treino em suspensão, o peso exigido é o do próprio corpo, tornando os exercícios mais intensos ao nível da força muscular, aumento a tonicidade do corpo.

Como executar um treino de TRX

O facto de ser um tipo de treino muito versátil permite que cada pessoa possa executar os exercícios consoante a sua condição física, idade e objetivos pessoais. Desta forma, todos podem facilmente exercitar o corpo recorrendo à prática de TRX. O equipamento de TRX é bastante leve e prático para transportar para qualquer lado, sendo, ainda, composto por duas tiras de cordas que podem ficar presas no teto, numa porta devidamente fechada, ou numa árvore, por exemplo. É muito importante que confirmem sempre se as cordas estão seguras e capazes de suportar o seu peso para executar os exercícios sem qualquer risco.

Benefícios de um treino de TRX

  1. Versatilidade e eficácia, permitindo que em apenas uma hora consiga executar um treino completo e variado, garantindo a tonificação do corpo todo. O TRX permite trabalhar todos os músculos.
  2. Resultados rápidos e eficazes, mesmo com um esforço físico mínimo. Permite um controlo pessoal que ajuda cada pessoa a perceber de que forma está apto para aumentar a exigência e a intensidade com a prática.
  3. Recorrendo ao peso corporal, o TRX garante mais desempenho e funcionalidade do que as máquinas do ginásio, por exemplo.
  4. Melhoria da postura, uma vez que o foco maior centra-se nos músculos pélvicos (do fundo das costas e da área abdominal) que acabam por ficar mais fortalecidos, corrigindo a postura.
  5. Perda de peso. Ainda que seja um treino mais de força, também exige um esforço cardiovascular. Ao exercitar vários músculos do corpo, a frequência cardíaca aumenta, queimando mais calorias. O ideal é alternar com séries de 15 repetições a um ritmo intenso.