Pode esquecer os atacadores: as novas sapatilhas da Nike atam-se sozinhas

Esqueça os atacadores ou o velcro, o novo modelo da Nike têm um pé no presente e o outro já no futuro. A marca criou sapatilhas que se atam sozinhas e são controladas através de uma app. As HyperAdapt BB chegam mundialmente às lojas já em fevereiro.

Este novo modelo foi idealizado para ser adaptado ao desporto, mais concretamente, ao basquetebol. “Durante um jogo de basquetebol normal, o pé do atleta muda e a capacidade de mudar rapidamente ao desapertar os ténis para aumentar a circulação sanguínea, e depois apertar novamente a pensar no desempenho, é um elemento chave que acreditamos que melhorará a experiência do atleta”, afirma o diretor criativo da Nike, Eric Avar.

É um convite de entrada a “pés juntos” num futuro que, afinal, não está assim tão longe. As sapatilhas ganham vida assim que são calçadas, ajustando-se ao pé e à atividade em tempo real.

A primeira versão a chegar ao mercado, depois de vários anos de testes e experiências, foi o modelo HyperAdapt 1.0 que em 2016 deu vida às sapatilhas do icónico filme “Regresso ao Futuro II”. De seguida a Nike apresenta um segundo modelo, as HyperAdapt BB com um sistema de ajuste automático, suficientemente eficaz para ser utilizado por atletas de basquetebol. O ajuste das sapatilhas pode ser controlado de duas formas: através de uma aplicação para dispositivos móveis ou a partir de dois botões localizados no lado esquerdo.

Vamos conhecê-las. A Nike E.A.R.L. (Electric Adaptable Reaction Lacing) é a tecnologia de ponta que deu vida às sapatilhas com atacadores automáticos. Esta tecnologia ajusta eletronicamente os atacadores, a pressão e o ajuste aos contornos do pé. Assim que o pé entra na sapatilha, mais concretamente quando o calcanhar toca no sensor, o sistema E.A.R.L. aperta-se automaticamente até que o ajuste esteja perfeito.

Uma sapatilha revestida a malha com luzes no calcanhar que piscam assim que o sistema se começa a ajustar ao pé. Sempre que a luz azul se acender, deixe o E.A.R.L. fazer o seu trabalho. Sem atacadores folgados, as Nike HyperAdapt BB pretendem que o calçado não exija qualquer distração nem perda de tempo, principalmente para atletas. A mente por detrás desta criação é Tinker Hatfield, um designer americano, que idealizou como seriam as sapatilhas com ajuste automático ao invés de atacadores.

O novo modelo foi testado esta semana por Jayson Tatum. O basquetebolista profissional norte-americano estreou as HyperAdapt BB em campo, no jogo contra a equipa Toronto Raptors. Conheça o novo modelo no site oficial da Nike.