Sabia que os alongamentos não são todos iguais? Conheça as diferenças

Os alongamentos, assim como os exercícios de aquecimento, são cruciais para garantir uma prática saudável de exercício físico, de forma a prevenir lesões posteriores. Seja um treino de musculação ou uma corrida ao ar livre, os alongamentos assumem um papel fundamental para que consiga alcançar os seus objetivos, quanto à forma física e resistência.

Um treino de força que exija uma forte insistência física nos músculos isquiotibiais (o grupo de três músculos localizados na parte posterior da coxa), é importante que garanta proteção aos tendões e articulações, evitando lesões ou microruturas, durante e no fim do treino.

Os alongamentos podem ser classificados em: passivos e ativos. Conheça as diferenças:

Alongamentos Passivos

São todos os alongamentos que requerem a ajuda de um elemento externo, que pode ser um elástico, a parede ou o auxílio de alguém, que acabam por ajudar a alongar ainda mais e tolerar durante mais tempo o alongamento. Estes alongamentos são importantes para ganhar mais flexibilidade.

Alongamentos Ativos

São alongamentos que garantem mais flexibilidade e resistência. Tornam-se, também, importantes para o aquecimento, antes de iniciar qualquer treino. São movimentos que permitem aumentar o fluxo sanguíneo e melhoram o rendimento físico.

Conheça os benefícios dos alongamentos, mesmo no fim de um dia de trabalho, aqui.