Samadhi, a marca ideal para atingir a plenitude do corpo e da alma

Samadhi, é uma marca portuguesa, criada a pensar em todos os praticantes de yoga, tanto iniciantes como experientes, que procuram peças de vestuário confortáveis e os acessórios ideais. A iniciativa surgiu de Helena Valente, que nos conta tudo por detrás desta criação e partilha, ainda, a sua incrível experiência e algumas curiosidades.

“A ideia de criar uma marca portuguesa de artigos para a prática do yoga e uma loja online, surgiu quando fazia um retiro em Bali, em 2016. Mas a sua razão foi por ter sentido a necessidade de efetuar as compras de tapetes e outros acessórios para a minha prática, no estrangeiro. Percebi que era uma lacuna em Portugal, onde o Yoga se estava a tornar mais comum e procurado”, partilha Helena. Quanto à escolha do nome, Samadhi é o estado mais elevado e o último, quando se consegue atingir a iluminação e a conexão com a alma, sendo este o fim que qualquer praticante procura atingir.

“O nosso lema é “enjoy the journey”, porque a prática do Yoga é um processo transformador, não apenas um exercício físico. Após iniciar a sua prática, passa a ser um estilo de vida, pois envolve filosofias e práticas, não só físicas, mas também mentais, como a meditação e o estudo do vedanta. Abrange todos os aspetos da nossa vida: as relações pessoais, a compaixão, a ecologia e a alimentação consciente e saudável. É esse processo de autoconhecimento e a visão holística do universo, onde nos inserimos, que torna esta jornada tão inspiradora”, conta-nos Helena sobre o principal lema por detrás desta marca.

Aproveitámos para conhecer, também, a experiência de Helena. “O Yoga apareceu numa altura em que estava com um problema de saúde e pretendia praticar exercício físico suave. Nessa altura encontrei o que procurava, mas muito mais. Agora sei que não sabia nada sobre yoga e existem práticas muitos distintas, umas mais suaves, outras bem exigentes fisicamente”, conta. Antes de experimentar um retiro em Bali e um outro na Índia, decidiu fazer um retiro de 21 dias em Portugal, iniciando um desafio de praticar diariamente, curiosamente excluindo os dias de lua nova e de lua cheia. O motivo? “São dias energeticamente exigentes e que devemos deixar o corpo repousar”, partilha Helena.

“Experimentem e não se deixem levar por preconceitos. É uma prática transformadora, tanto física como mental. Experimentem praticar em mais do que um espaço, com diferentes “mestres”. Há muitas práticas distintas e é muito importante a conexão com o espaço e o grupo que pratica connosco. Aí perceberás se é para ti e se estás preparado. Se assim for, é para a vida, e tornará a tua vida melhor”, conclui Helena.

Descubra tudo o que pode encontrar na loja online da Samadhi.