Tendências de Fitness e bem-estar para 2019

O ano ainda agora começou e já se fazem algumas previsões quanto às tendências que poderão marcar o mundo fit em 2019. A American College of Sports Medicine (ACSM) nomeou 39 tendências no que diz respeito à saúde, bem-estar e prática de exercício físico, baseadas numa pesquisa a nível mundial. Os resultados da investigação correspondem ás respostas obtidas em milhares de questionários feitos a profissionais da área do fitness que elegeram as “modas” e aquilo que mais aconselham para este ano. Os resultados foram divulgados no Health and Fitness Journal do ACSM. Uma lista com 39 categorias, das quais 25 foram já tendências nos anos anteriores, sendo que aparecem classificadas segundo uma ordem crescente de probabilidade de serem tendência este ano.

Com mais de 2000 respostas de profissionais certificados em todo o mundo, foi possível prever as tendências para 2019. Esta é já a 13ª investigação anual da ACSM, que tem como objetivo fazer um balanço acerca das potencialidades que devem ser aproveitadas, melhoradas ou renovadas no mundo do fitness, para que todos possam beneficiar, tanto atletas como as indústrias (cadeias de ginásios ou estúdios de fitness).

Num total de 39 opções reduziram-nas às 20 principais tendências, que foram classificadas e publicadas pelo ACSM. Para ser mais objetivo, a ACSM optou por divulgar apenas as 10 tendências mais votadas, sendo que a lista total foi publicada através de um artigo que poderá conhecer aqui.

São estas as tendências de fitness e bem-estar para 2019:

  1. Wearables de treino: inclui os relógios/smartwatches inteligentes, monitores de frequência cardíaca e sistemas de GPS.
  2. Treinos em grupo: as aulas de grupo devem ser motivacionais e eficazes para pessoas com níveis diferentes de preparação física. Os profissionais devem recorrer a técnicas de liderança que ajudem as pessoas a alcançarem metas de condicionamento físico.
  3. High-Intensity Interval Training (HIIT): os treinos intervalados de alta intensidade foram uma das principais tendências do ano passado e espera-se que continuem a ser um método de treino muito eficaz. Esta técnica pressupõe um treino bastante rápido e intenso, com poucos segundos de descanso entre cada exercício, de modo a queimar mais calorias e tonificar o corpo num curto espaço de tempo.
  4. Programas de desporto para seniores: e muito importante que os profissionais da área desportivo criem programas específicos para promover o envelhecimento ativo.
  5. Bodyweight Training: são treinos nos quais se recorre, apenas, ao peso corporal.
  6. Profissionais de desporto certificados: a ACSM destaca a importância de formar mais profissionais da área do fitness e saúde através de programas especializados. A ACSM é uma das mais prestigiadas organizações de certificação de fitness do mundo.
  7. Yoga: As aulas variam entre uma hora e uma hora e meia, sendo que o decorrer das aulas é diferente consoante o estudo do instrutor.
  8. Personal Training: com o aumento da prática de exercício físico, há cada vez mais pessoas a procurem treinos mais personalizados consoante os seus objetivos individuais.
  9. Treino Funcional: centra-se no treino de força com objetivo de melhorar o equilíbrio e a aptidão física.
  10. Exercício como medicina: é um dos principais objetivos desta lista. A ACSM pretende incentivar os profissionais de saúde a incluírem cada vez mais o exercício físico na rotina das pessoas e os encaminhem para profissionais da área do desporto, especializados para fornecerem a ajuda necessária.

Da lista total fazem, ainda, parte alguns aspetos que são fundamentais:

  • Atividades ao ar livre.
  • Aulas de pós-reabilitação.
  • Desenvolvimento de programas de bem-estar para as empresas.
  • Coaching de saúde e bem-estar.