Dicas para aguentar um trail até ao fim

Os trails vieram para ficar e já aqui abordamos os inúmeros benefícios que podem explicar o porquê de tanta gente aderir a esta modalidade (pode ler o artigo aqui), que não é assim tão simples e fácil como parece. Aventure-se nos desafios fora da estrada e no meio da natureza, mas primeiro conheça algumas dicas que o ajudarão a desfrutar melhor da experiência e, acima de tudo, a aguentar o desafio até ao fim. É muito importante ter em conta estes aspetos, uma vez que são várias as pessoas que experimentam um trail pela primeira vez e que acabam por desistir de praticar esta modalidade dada a exigência e grau de dificuldade que envolve.

Assim, consideramos oportuno indicar cinco dicas essenciais para que consiga aguentar um trail até ao fim e ainda o faça querer repetir. Pode acompanhar todos os trails de norte a sul do país através da agenda da U-FIT.

Preparação física

Comece a treinar a sua resistência física com alguma antecedência para que o corpo esteja mais preparado fisicamente para longos percursos com subidas íngremes e descidas acentuadas. Opte por correr ou caminhar todos os dias, uma/duas semanas antes do trail, para que o seu corpo possa aguentar eficazmente o desafio.

Exames médicos

É importante realizar exames médicos para conhecer o seu estado de saúde antes de qualquer desafio exigente, para que possa saber se o seu corpo aguenta essa mesma exigência. Uma análise completa que inclua provas de esforço ou uma ecocardiografia permite certificar se o coração está apto para determinados esforços.

Objetivos alcançáveis 

Defina os seus objetivos que considere que sejam (para si) alcançáveis e não impossíveis. Não se submeta a longos trails, os chamados “Ultra Trails”, se ainda não se sente totalmente capacitado para superar longas distâncias. Comece pelos trails mais pequenos e vá aumentando com o tempo e prática.

Soluções práticas

Por norma, os trails exigem sempre uma inscrição prévia, pelo que é fundamental conhecer logo de início todas as informações úteis relativas a distâncias e percursos. Prepare com alguma antecedência aquilo que considera fundamental para o desafio. Escolha roupa e calçado confortável, de preferência sapatilhas próprias para caminhar longas distâncias (é importante que as use antes do trail), encontre a solução mais prática para levar água durante todo o percurso e conheça as condições climatéricas esperadas para esse dia.

Aconselhamento de profissionais

Procurar a opinião de profissionais desta área é importante para lhe darem as melhores dicas e conselhos, ou até mesmo para perceber de que forma se deve preparar para tal desafio. Fazer estas atividades em grupo, e com pessoas que conhecemos, pode ser mais vantajoso para nos encorajar ao longo do caminho.