“Onde é que tínhamos a cabeça?!” é o blog perfeito na hora de descomplicar

Onde é que tínhamos a cabeça?!

Onde é que tínhamos a cabeça?!” é um blog destinado a pais, de crianças e adolescentes, que procura promover os conteúdos certos para que possam encontrar as soluções para possíveis problemas, que muitas vezes existem e nem nos apercebemos. Escrito por profissionais de diversas áreas relacionadas com a nutrição e a psicologia, a missão é simples: “Vimos pôr a casa em ordem – espalhar uns pozinhos mágicos, respirar fundo e contar até três”, pode ler-se no blog.

Fomos conhecer melhor este projeto e a forma como, de uma forma dinâmica e simples, desmitificam inúmeras questões.

Como é que surgiu a ideia de criar o blog?

O blog “Onde é que tínhamos a cabeça?!” foi uma ideia que surgiu com o objetivo de abordar situações e problemas recorrentes no dia a dia vividos pelos pais das crianças. De forma a tornar-se num SOS dos pais, o blog tem uma publicação diária (exceto fins-de-semana), nas quais vão sendo abordadas e exploradas várias questões em torno de uma temática semanal.

O que tencionam promover com os conteúdos partilhados?

O blog aborda todas as áreas representadas pelos serviços prestados pela clínica ADCA: Pedopsiquiatria, Psicologia Clínica, Terapia da Fala, Nutrição, Psicomotricidade, Apoio Pedagógico e Terapia Familiar. Todo o conteúdo do blog é escrito pelas “Adequetes”, as terapeutas da nova geração. Ou seja, todas as terapeutas da ADCA contribuem e participam no blog, cada uma abordando temas da sua respetiva área de atuação.

Aproveitando um conceito que tem vindo a popularizar-se cada vez mais nos meios digitais, dos blogs ligados à parentalidade, o “Onde é que tínhamos a cabeça?!” tem a particularidade de ser escrito por várias pessoas, sempre com uma abordagem tanto profissional como pessoal na discussão dos temas, e sempre direcionado para ajudar os pais com situações reais que acontecem no seu quotidiano.

Quais são as principais temáticas que abordam?

Além das áreas referidas anteriormente, o blog tenta dar resposta às situações que são vividas pelos pais no seu dia-a-dia em casa (e não só) com os seus filhos. Situações como, por exemplo, as birras, a necessidade de criar hábitos de estudo nas crianças, a relação das crianças com as tecnologias e as redes sociais, as épocas dos testes e o stress causado pelos mesmos, entre muitos outros temas. O conteúdo do blog acompanha sempre as datas marcantes ao longo do ano, tanto civil como letivo, sendo um meio de auxílio aos pais na educação e na deteção e prevenção de possíveis problemas nos seus filhos.

Acima de tudo, é uma via aberta para responder a todas as dúvidas que os pais possam ter, sendo que, muitas vezes, são os próprios pais a colocarem-nos questões que posteriormente aproveitamos para explorar em artigos dedicados a esses temas.

As experiências das terapeutas vividas com os seus próprios filhos e as que vão vivendo no dia a dia junto das crianças e dos pais que recorrem aos serviços da ADCA, fazem com que o blog tenha um conteúdo autêntico e realmente direcionado às problemáticas que as crianças dos dias de hoje enfrentam no seu dia-a-dia.

O que é a ADCA?

A ADCA – Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes – foi fundada em 2013 e é uma clínica que atua nas áreas de Saúde Mental, Física e Pedagógica. O Grupo ADCA afirma-se como um projeto que visa potenciar a qualidade de vida numa população específica, como são as crianças e os adolescentes. Desde cedo que nos distinguimos pelos serviços especializados de que dispomos e pela nossa equipa especializada e multidisciplinar, que pretende garantir o bem-estar físico e emocional de quem a procura.
ADCA | Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes

Com sede em Guimarães, a ADCA atua em vários pontos do país. De caráter profissional, inovador e abrangente, conta com serviços em regime particular, tendo sempre presente o cariz social que visa complementar as necessidades existentes. Dispomos de uma equipa especializada e multidisciplinar, constituída por: Pedopsiquiatria, Psicologia Clínica, Terapia da Fala, Nutrição, Psicomotricidade, Apoio Pedagógico e Terapia Familiar.

A intervenção terapêutica é realizada em espaços próprios ou em espaços protocolados com entidades públicas ou privadas, de forma a proporcionar maior proximidade de acesso e acompanhamento em horários alargados e compatíveis com a disponibilidade de pais ou cuidadores. Atualmente, a ADCA está já presente em diversos municípios: Famalicão, Guimarães, Braga, Barcelos, Vizela, Fafe, Felgueiras, Vila do Conde, Porto, Póvoa de Lanhoso, entre outros, continuando o seu percurso de estar presente em todo o país.

Podem aceder aos serviços ADCA através do website www.adca.pt.