Manteiguiz: manteigas puras, saudáveis e saborosas

A Manteiguiz é o projeto de Beatriz Tomé, que desde nova se mostra curiosa e apaixonada pela produção das suas próprias manteigas e granolas. Há manteigas de todos os sabores, cores e texturas, perfeitas para acompanhar combinações improváveis de sabores autênticos.

Fomos conhecer a Manteiguiz e descobrimos um leque de opções saudáveis e únicas, sem qualquer adição de conservantes, corantes ou compostos maléficos para a saúde. Se perguntarmos como define a Manteiguiz, a resposta de Beatriz é simples: “Sei que ofereço a quem me procura algo que contribui para o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, da mente”.

Não é por acaso que o meu projeto é um espelho de mim mesma: cada manteiga tem uma alma diferente e em cada uma delas há um pouco de mim!

Manteiga de pistacho com chocolate branco

A Manteiguiz é um projeto ainda recente. O que despertou para criá-lo?

Há bastante tempo que faço as minhas próprias manteigas. Cedo decidi aventurar-me pela cozinha e criar as minhas combinações, com produtos de qualidade e confiança, porque há muito que sentia falta de um produto realmente natural, simples (com a menor quantidade de ingredientes possível – o que hoje em dia continua a ser difícil de encontrar) e versátil. Ao longo do tempo, com o feedback que fui recebendo da família e dos amigos, percebi que talvez estivesse na hora de alargar o meu leque de consumidores e lançar-me nas redes sociais. Foi assim que, em setembro de 2018, criei a Manteiguiz – nome que nasceu da fusão das palavras “manteiga” e “Beatriz”.

Qual é o principal conceito? Como é que define a Manteiguiz?

O meu grande objetivo é fazer com que todos aqueles que consomem tanto as manteigas, como as granolas, possam satisfazer a alma e o coração da melhor forma: consumindo produtos sem adições de óleo, conservantes, corantes ou qualquer outro composto desnecessário e maléfico para a nossa saúde e bem-estar. Não sou radical, pois todos sabemos que, por mais que queiramos, não conseguimos fazer uma alimentação completamente livre de aditivos.

Contudo, temos que saber equilibrar de forma correta e consciente os produtos que levamos até à nossa mesa e, nesse aspeto, sei que ofereço a quem me procura algo que contribui para o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, da mente.

Fico muito feliz e com o sentimento de dever cumprido quando clientes me dizem que antes de conhecerem os meus produtos tinham andado equivocados em relação ao sabor e até à textura da verdadeira manteiga de amendoim, por exemplo. Por isso, defino a Manteiguiz como um projeto carregado de amor, saúde e simplicidade. Para mim, que sou uma pessoa simples, a chave mágica que abre as portas do sucesso e conquista tantos corações é mesmo essa: a simplicidade.

Manteiga de avelã e chocolate

Que produtos podemos encontrar na Manteiguiz?

Nem só de manteigas vive a Manteiguiz, também comercializo granola. Em relação às manteigas, neste momento conto já com 18 criações, todas muito diferentes. Há combinações interessantes, tais como: a Rosa, feita de manteiga de caju com pimenta rosa, a Curcumina (manteiga de amendoim com curcuma), a Pistácia (manteiga de pistacho com chocolate branco), a Cabacinha (manteiga de sementes de abóbora), a Gengirita (manteiga de amêndoa com gengibre), entre muitas outras. Desde as mais simples às mais gulosas, vendo manteigas para todos os gostos, idades e limitações alimentares!

As manteigas são feitas para acompanhar que tipo de alimentos? Mais doces ou salgados?

Todas as manteigas são muito versáteis, sendo que cada cliente, consoante o seu gosto, as saboreia à sua maneira! Tenho clientes que fazem combinações mais improváveis, como queijo fresco com a Maria Canela (manteiga de amendoim com canela), tostas barradas com queijo da serra e a nossa Cabacinha (manteiga 100% sementes de abóbora), ou até mesmo uma salada bem composta com a Verdinha (manteiga 100% pistacho).

Porém, as manteigas podem também ser saboreadas em papas de aveia, com frutas, batidos, queques, tortas, crepes, ou até mesmo à colherada! Tenho casos engraçados de mães que compram as manteigas para os filhos consumirem, pois tenho alternativas mais saudáveis e muito similares ao famoso creme de avelãs com chocolate, e que acabam a fazer-me encomendas de semana a semana porque os miúdos não resistem e comem à colherada. Mas os graúdos também cometem o mesmo “pecado”! Tenho clientes que recebem as manteigas muitas vezes no seu local de trabalho, onde normalmente não têm nenhum instrumento adequado para as provarem, mas não é problema… a necessidade aguça o engenho, neste caso a gulodice, e toca a provar com o que está mais à mão… que normalmente são os dedos!

A imaginação não tem limites e na hora de usar os meus produtos os meus clientes criam verdadeiras obras de arte para a vista e para o estômago!

Manteiga 100% amendoim para acompanhar com papas de aveia

Existe já alguma manteiga mais pedida pelos clientes?

Vendo todas as manteigas, não há nenhuma que venda menos que outra. Mas claro que há clientes mais gulosos, que costumam optar pelas manteigas com cacau ou chocolate e há quem prefira as manteigas puras, que são compostas apenas pelo fruto seco.

Manteiga de amendoim com curcuma

Há algum detalhe que, para a Beatriz, torna este conceito tão único e que o difere das restantes marcas existentes no mercado?

Sempre admirei Fernando Pessoa e há uma Ode de Ricardo Reis, seu heterónimo, que diz o seguinte: “Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.” Mal eu sabia que um dia essa Ode ia fazer ainda mais sentido para mim. Na minha opinião, tudo aquilo que é feito pelas mãos de alguém, com amor, dedicação e empenho tem muito mais valor (e neste caso sabor) do que aquilo que sai de uma máquina. Preparo cada encomenda como se fosse a primeira e faço, sempre que me é possível, questão de enviar um bilhete a cada uma das pessoas que confia em mim e compra os meus produtos. Porque eu sou mesmo assim, ponho tudo aquilo que sou no mínimo que faço, neste caso nos produtos que vendo. Não é por acaso que o meu projeto é um espelho de mim mesma: cada manteiga tem uma alma diferente e em cada uma delas há um pouco de mim!

Como é que é feita a produção das manteigas?

O segredo é a alma do negócio… Não podendo revelar tudo, posso dizer que o descasque dos frutos secos, que provêm maioritariamente de terrenos de família, é feito à mão. Quanto aos ingredientes não há segredos, a base são sempre os frutos secos e depois consoante a manteiga que o cliente desejar adiciono a canela, a curcuma, o gengibre, o cacau…

Pura Manteiga 100% amendoim

De que forma é que as pessoas podem encomendar os produtos? Podem ser enviados para qualquer zona do país?

É muito fácil! Tenho uma página no Facebook e outra no Instagram, basta enviarem uma mensagem privada para uma delas para terem acesso à tabela de preços, bem como modos de pagamento e envio. Encio para Portugal e estrangeiro, normalmente por CTT, contudo também faço entregas em mãos em Lisboa ou no Porto.

Até agora, o projeto superou as expectativas? Esperam-se novidades para este ano?

Superou! Posso dizer que até agora todos os feedbacks que me deram relativamente aos produtos que comercializo foram para lá de muito bons! Costumo dizer que ganhei não só clientes, mas também amigas. É muito bom saber que já consegui conquistar Portugal e que o meu país não é o meu limite, porque também já tenho clientes no estrangeiro! Neste momento caminho em direção aos 2 mil seguidores, com muitas novidades na mochila (que está cada vez mais pesada, pois guarda memórias e conquistas muito boas) e muito orgulhosa de todos os passos que dei até agora.

Manteiga de amêndoa com cacau