O bom da natação e o que esta modalidade pode fazer pela saúde

Os benefícios da natação não se restringem à perda de peso, a queimar calorias ou a aumentar a força muscular. A sua maior vantagem está no quanto esta modalidade é capaz de melhorar a saúde cardiovascular e contribuir para a prevenção de várias doenças.

A natação é aconselhada a todas as idades e pode ser praticada em aulas de grupo, orientadas por profissionais ou individualmente. Qualquer desporto que envolva o contacto com a água promove vários benefícios ao corpo. Já aqui falámos da hidroginástica, que promove de igual forma o alívio de stress, uma sensação de relaxamento e de bem-estar. Para além disso, o contacto com a água reduz até 80% o peso do nosso corpo, o que faz diminuir a pressão sobre as articulações, os músculos e os ossos.

Ao nadar, os músculos da parede torácica ficam mais fortalecidos e, sendo que os pulmões são órgãos elásticos, a capacidade de contração e expansão depende desses músculos envolventes. A respiração vai permitir assim uma maior oxigenação, o que promove uma forte melhoria no sistema respiratório e sanguíneo, ao bombear mais sangue para o resto do organismo. Reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

O facto de possibilitar uma maior liberdade de movimentos, que o esforço físico fora de água não permite, a natação é capaz de fortalecer as articulações, diminuir o risco de lesões e promover um relaxamento corporal e mental, enquanto exercita grande parte dos músculos do corpo ao mesmo tempo.