Sugestões para uma Páscoa saudável

Está a chegar a Páscoa, caracterizada por ser uma época festiva, na qual somos confrontados com doces tentações e se fazem maiores excessos alimentares. Temos os folares, os diferentes tipos de amêndoas, os ovos de chocolate ou os doces típicos das diferentes regiões de Portugal. Com esta oferta torna-se um tanto ao quanto complicado resistir e seguir uma alimentação mais adequada e equilibrada.

Para que isso não aconteça, Catarina Sofia Correia, nutricionista na Clínica Tejo Saúde e parceira do Fitness Hut, deixa-nos algumas sugestões para conseguir ter uma Páscoa equilibrada e, ainda, uma receita saudável.

Planeie os seus excessos! 

Já sabe que nesta época há sempre tendência para fazer alguns excessos. Tente optar por escolher os alimentos com menos calorias, gorduras e açúcares, mas se tal não for possível tente compensar esse excesso nos dias seguintes aumentando a atividade física, diminuindo as porções das próximas refeições, aumentando o consumo de hortícolas e de frutas e ingerindo muita água.

Faça refeições equilibradas!

Inicie a sua refeição com uma sopa de legumes. Esta irá encher o estômago e consequentemente terá tendência para ingerir menos petiscos e diminuir as porções do prato principal e, por outro lado, fornece nutrientes importantes que, nesta época, muitas vezes são consumidos em pouca quantidade.

No prato principal, os legumes e/ou saladas devem ser predominantes (cerca de metade do prato) seguidos dos hidratos de carbono (como arroz, massa, batatas brancas ou doces ou quinoa) e de proteína (carne, peixe ou ovos). Opte por pratos assados com pouca gordura, cozidos ou grelhados e evite as receitas com fritos e gratinados, uma vez que acrescentam muitas calorias e gordura à refeição. Deve evitar aperitivos com adição de sal ou açúcares e, se possível, preferir sempre água a refrigerantes.

Relativamente aos doces e às sobremesas, opte por consumi-los apenas no final das refeições evitando petiscar ao longo do dia de forma isolada

Opte pelas alternativas! 

Durante esta altura é difícil evitar o chocolate, pelo que o ideal será escolher aquele com maior teor de cacau, em vez do tradicional chocolate de leite. Opte por comprar os ovos de chocolate mais pequenos e embalados individualmente, em vez dos grandes. Neste caso pode até optar por utilizar ovos da páscoa sob a forma de brinquedos (de plástico, por exemplo) ou até mesmo outras lembranças que possam ser mais valorizadas que os doces desta época.

No que diz respeito às amêndoas deve, se possível, consumir as de origem nacional e ao natural, sem adição de sal ou de açúcares. Quanto aos doces tradicionais, pode sempre fazer pequenas substituições às típicas receitas que fazem toda a diferença no valor nutricional. Por exemplo: substituir natas por iogurtes naturais, o chocolate pela alfarroba (de forma a variar e diminuir a ingestão de chocolate), diminuir a quantidade de açúcar adicionado, entre outros.

Seja ativo! 

A grande vantagem da Páscoa é que coincide com a chegada da primavera. Aproveite o bom tempo para dar um passeio a pé e planeie atividades em família, mesmo que seja dentro da cozinha a preparar as refeições.

Não desperdice! 

Nesta altura é costume confecionar grandes quantidades de comida e muitas das vezes acaba mesmo por sobrar diversos alimentos. Neste caso, as sobras podem ser aproveitadas para outras receitas. É necessário ter especial atenção à conservação das sobras. Depois de confecionados, os alimentos devem ser deixados à temperatura ambiente antes de serem colocados no frigorífico ou no congelador (não mais que duas horas), conservando-se bem e com qualidade durante três dias no frigorífico. Não devem ser reaquecidos mais que uma vez.

A Páscoa não deve servir de motivo para poder cometer excessos à vontade e fugir à sua rotina habitual. Faça escolhas de forma consciente e equilibrada em vez de abusar na alimentação e ficar com a consciência pesada ou, até mesmo com uma possível má disposição física ou sensação de enfartamento. Aproveite tudo o que esta época do ano tem para oferecer a nível gastronómico e passe também tempo com a sua família!

Receita: amêndoas da Páscoa saudáveis 

Ingredientes: 

  • 200g amêndoas ao natural
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • Cacau em pó q.b.
  • Raspa de limão e laranja q.b.
  • Canela q.b.

Modo de preparação: 

Numa taça, envolva as amêndoas com a canela, o mel, o cacau e a raspa de limão e laranja. De seguida, coloque o preparado num tabuleiro próprio e leve ao forno a 180ºC durante 15 minutos. E estão prontas!

Esta informação foi partilhada por Catarina Sofia Correiam nutricionista na Clínica Tejo Saúde e parceira do Fitness Hut.