40ª Rampa Internacional da Falperra: de Braga para o mundo

Considerada uma das mais espetaculares e atrativas provas de automobilismo em Portugal, a 40º Rampa Internacional da Falperra acontece já no próximo fim de semana (11 e 12 de maio), em paralelo com o Campeonato da Europa FIA de Montanha. Um campeonato que une as estrelas do automobilismo internacional com os melhores pilotos nacionais, que têm aqui uma oportunidade de medir forças, neste que é já um dos traçados mais desafiantes da atualidade.

A U-FIT estará presente em mais uma espectável edição.

Os pilotos bracarenses Ramiro Brito, ao volante do Citroen DS3 R5, e Ricardo Gomes, no Mitsubishi Lancer Evo X, apoiados pela Acrescentar, vão correr lado a lado com as insígnias da U-FIT.

Motivado e tranquilo, Ramiro Brito está de volta à Rampa Internacional da Falperra. “Normalmente não costumo fazer Rampas, costumo correr mais em Ralis, mas faço a Rampa da Falperra porque é na minha cidade e é provavelmente um dos eventos desportivos motorizados mais importantes do país. Além disso, tem um valor muito especial para mim, na medida em que eu cresci a acompanhar a Rampa e, portanto, é quase o realizar de um sonho de menino”, partilha o piloto, continuando: “É um traçado muito técnico e muito rápido, sendo mesmo a Rampa mais rápida do Campeonato Europeu de Montanha. Estou bastante motivado por ser na minha cidade. Não estou muito nervoso, visto que já é a quinta ou sexta vez que a faço”.

A estrear o carro, o piloto garante: “Este ano é um desafio novo, porque o carro é novo, de fábrica e equivalente a um carro de WRC2, o que exige todo um paradigma de condução diferente ao que eu estava habituado. Portanto, do ponto de vista técnico e da condução vai ser como se fosse a primeira vez na Rampa, porque toda a realidade de pilotagem será diferente. Obviamente que nas primeiras subidas tenho que ir com mais calma para perceber os limites do carro, mas acho que me vou adaptar bem”, conclui Ramiro Brito.

Já para Ricardo Gomes, também a Falperra detém uma emoção pessoal. O regresso do piloto bracarense ao Campeonato de Portugal de Montanha, que arrancou no mês passado na Rampa da Penha, com uma vitória na Divisão Turismos 1 e o pódio absoluto na categoria no arranque da época, que garantem ainda mais motivação ao piloto de Braga. Para Ricardo Gomes este é o evento mais especial do ano, dado que corre em casa, na sua cidade, perante milhares de aficionados na Falperra, que ano após ano garantem o seu lugar.

“Qualquer piloto de Montanha, português ou estrangeiro, sente uma emoção especial ao correr na Falperra”, afirma Ricardo Gomes, continuando: “É um dos locais míticos da modalidade a nível europeu e o ambiente criado pelo público torna tudo mais especial. Este ano teremos a oportunidade de nos compararmos com os melhores pilotos do Grupo N do Europeu de Montanha, o que é um aliciante extra”.

O programa desportivo arranca no sábado (11 de maio) com as primeiras subidas de treinos, a partir das 9h, seguindo-se as três subidas de prova, que estão marcadas para o dia de domingo (12 de maio), a partir das 8h.