5 dicas para conseguir maior ganho muscular

Quem pratica exercício físico com o objetivo de tonificar e ganhar massa muscular, sabe que nem sempre os resultados aparecem com a rapidez que pretendíamos. Esse atraso deve-se a vários fatores, tanto ao nível da alimentação como hábitos de vida, mas existem algumas formas de garantir um ganho muscular mais rápido.

  1. Optar por exercícios mais localizados, como supinos, agachamentos, elevações com barra ou peso morto. São movimentos mais complexos e multiarticulares, que aumentam a produção e secreção de hormonas, como a testosterona e a hormona de crescimento.
  2. Opte pelos pesos individuais ao invés das máquinas de musculação, para não ficar restrito aos movimentos permitidos pelas mesmas. Ao utilizar pesos livres, como halteres, poderá ter uma maior liberdade de movimentação e um maior foco na tonificação muscular.
  3. Procure treinar acompanhado por um profissional, que deverá aconselhá-lo sobre os melhores exercícios de treino e corrigir possíveis falhas de postura, evitando lesões futuras.
  4. Uma alimentação equilibrada é fundamental. Evite saltar refeições e faça refeições que forneçam ao organismo os nutrientes que o mesmo necessita para recuperar a energia gasta e regenerar os tecidos musculares.
  5. É fundamental manter o hábito de dormir entre sete a oito horas por noite. A falta de descanso afeta a recuperação do corpo e atrasa a regeneração dos tecidos, exigindo mais tempo para a atingir a recuperação total.