Como escolher as melhores sapatilhas de running

Uma escolha acertada no tipo de calçado adaptado é crucial para prevenir o aparecimento de lesões e garantir que nada comprometa a prática de exercício. Para tal, fizemos uma seleção das melhores sapatilhas de running. Mas, antes disso, é importante perceber qual é o seu tipo de passada para ter a certeza que o calçado que usa é o mais adequado a si.

Existem três tipos de passadas: neutra, pronadora e supinadora.

Passada neutra

É um tipo de passada característico de quem tem uma forma do pé que o faz correr em movimentos retos, impulsionando a passada com a parte frontal. Desta forma, acaba por dar mais impulso à ponta do pé com a parte extrema do calcanhar. É a passada mais comum. Está relacionada com o facto de a pessoa distribuir bem o peso corporal, embora possam demonstrar um maior desgaste na parte frontal da sapatilha. Para este tipo de passada, o tipo de sapatilha ideal é classificado como neutro/universal.

Passada pronadora

Esta passada é marcada pelo desgaste da sapatilha, que se dá na parte interna da sola. Isto acontece porque a passada começa com o lado esquerdo do calcanhar e termina na região do dedo maior do pé. Caracteriza-se, regra geral, por pessoas que tendem a colocar os pés para dentro, pelo que é fundamental ter um maior equilíbrio e estabilidade do pé, através de uma sapatilha adaptada. Neste caso, a força acontece mais no dedo grande do pé.

Passada supinadora

Neste caso, o impulso do pé é dado na parte exterior, sendo que a força acontece no dedo mindinho. A passada começa com um esforço no calcanhar e todo o pé mantém contato com o solo através do lado extremo, terminado a passada no dedo mindinho. Desta forma, é importante escolher um modelo que garanta uma maior estabilidade do pé, pelo que se deve optar por um calçado com mais amortecimento, caso contrário aumenta o risco de lesão nas articulações.

Percorra a galeria com algumas opções úteis para running.