Dicas para tirar mais proveito das suas caminhadas

Para quem não dispensa de uma boa caminhada matinal para começar o dia ou para quem procura caminhar um pouco no final do trabalho, temos algumas dicas para que possa aproveitar ainda mais da sua caminhada. Caminhar tem a vantagem de ser uma ótima forma de exercitar o corpo, sem exigir demasiado esforço físico, mas com inúmeras vantagens para o corpo e para a mente.

Calçado e roupa confortável

É essencial para que nada comprometa a sua caminhada. Opte por usar calçado confortável e adaptado, assim como roupas leves (de preferência aptas para desporto), que permitam grande liberdade de movimentos.

Faça-o por gosto e não por obrigação

Procure estabelecer objetivos que sejam concretizáveis para si, para que tenha ainda mais motivos para caminhar. Seja com o intuito de espairecer a cabeça, perder massa gorda ou tonificar os músculos, tente criar metas que o incentivem. Isso também proporcionará uma sensação de ganho e de objetivo alcançado, promovendo uma sensação de felicidade e bem-estar.

Seja o seu próprio desafio

Se procura caminhar com o objetivo de tonificar mais os músculos, pode sempre intercalar a passada com uma corrida durante um troço do caminho ou subida e descida de escadas, por exemplo. Além de exigir mais esforço físico, também vai tornar a caminhada mais dinâmica.

Tenha os cuidados essenciais

É importante ter alguma preocupação quanto à nossa postura, que deve manter a coluna direita, com o olhar fixo no horizonte e o abdómen contraído, e à respiração, permitindo inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Beba água antes, durante e depois da caminhada, especialmente durante os dias mais quentes e secos, evitando a desidratação do corpo. É fundamental alongar os músculos antes e depois da caminhada.

Foco

Manter uma rotina é fundamental. É aconselhado caminhar no mínimo 30 minutos, pelo menos três vezes por semana. Readapte a sua agenda de forma a ter um tempo do seu dia dedicado apenas para a sua caminhada.