Conhece os vários tipos de açúcar e os seus benefícios?

Nos alimentos podemos encontrar dois tipos de açúcares: os simples e os complexos. Os simples são açúcares de fácil digestão e absorção pelo organismo, constituindo assim uma fonte rápida de energia, mas de curta duração. Encontram-se, por exemplo, nos refrigerantes, chocolates, bolachas e bolos. Já os complexos são açúcares cuja digestão e absorção é mais lenta, constituindo uma fonte de energia de maior duração. Estão presentes, por exemplo, na massa, arroz, pão, batata e leguminosas.

Existem alimentos que contêm açúcares simples, naturalmente presentes, e que devem fazer parte de uma alimentação diária, como a fruta (frutose), o leite e os iogurtes sem adição de açúcar (lactose). Por outro lado, existem alimentos aos quais são adicionados açúcares simples, como as bolachas, bolos, refrigerantes, chocolates, fruta enlatada, leite com chocolate, entre outros. O açúcar apresenta-se de diferentes formas e sabores, dependendo do processo de refinação.

Açúcar light 

É uma mistura de açúcar de cana e de um adoçante feito a partir do açúcar, a sucralose. A sucralose é um derivado do açúcar obtido através da modificação da molécula de açúcar tornando-se aproximadamente 600 vezes mais doce que o açúcar, garantindo o mesmo paladar com zero calorias. Deste modo, quando usado para adoçar comidas ou bebidas, não é acrescentada nenhuma caloria.

Mel

É um alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido das flores e processado pelas suas enzimas digestivas. Ao contrário do açúcar refinado, o mel possui inúmeros benefícios para a saúde nomeadamente: um poder antioxidante, capacidade de cicatrização de feridas, propriedades antidiabéticas (devido ao baixo índice glicémico) e atividade antimicrobiana. Relativamente ao valor energético, o mel possui 304 kcal por cada 100g, valor substancialmente mais baixo que o açúcar mascavado e refinado.

Açúcar mascavado 

É o primeiro tipo de açúcar a ser extraído do sumo da cana de açúcar, não sofrendo qualquer refinação. Este contém menos sacarose (95%) do que o vulgar açúcar branco (99,9%), os restantes 5% dizem respeito a sais minerais e matéria orgânica que dão ao açúcar mascavado a cor e aroma específico (baunilha e rum).

Açúcar cristalizado branco (refinado) 

Este é constituído por 99,9 % de cristais de sacarose, que são naturalmente brancos.  O açúcar mascavado é ligeiramente menos calórico do que o açúcar branco, pelo que por cada 100g de açúcar mascavado existem 377 kcal, enquanto que por 100g de açúcar branco possui 391 kcal. Para além disso, com o processo de refinação, o açúcar branco perde minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. No entanto, estas características não tornam o açúcar mascavado mais interessante nutricionalmente do que o açúcar branco, uma vez que a sua ingestão pode ser tão prejudicial para a saúde quanto a ingestão de açúcar branco.

Açúcar em pó 

Trata-se de um açúcar granulado normal que é moído finamente. Existem dois tipos de açúcar em pó: açúcar em pó com amido, onde é adicionado uma pequena percentagem (inferior a 3 %) de antiaglomerante (que evita a formação de grumos e torna os produtos finais mais leve); açúcar em pó sem amido, que também é um açúcar moído, mas sem antiaglomerante.

Este artigo foi escrito por Catarina Sofia Correia, nutricionista na Clínica Tejo Saúde, parceira Fitness Hut