Chinup vs Pullup: conheça as diferenças

Com os dias a pedir treinos ao ar livre, estes são dos exercícios mais realizados, ainda que sejam exigentes e difíceis. Já alguma vez experimentou exercícios como Chinup e Pullup? Nós damos uma ajuda!

Como qualquer exercício de braços, principalmente de elevação do corpo, é exigida uma força e resistência extra, pelo que é importante conhecer quais são os movimentos mais eficazes e a forma correta de os realizar, para que possamos chegar a algum objetivo. Chinups e Pullups são uma ótima opção, embora seja necessária alguma prática para os conseguir realizar! São, também, dos exercícios mais motivantes e que garantem um certo aumento da autoestima e autoconfiança.

Aprenda a executar os exercícios da forma mais eficaz.

Chinup vs Pullup

Parecem dois exercícios idênticos, mas têm as suas diferenças quanto aos benefícios que promovem, ao nível da tonificação muscular. Desta forma, também a sua execução é diferente.

O Pullup é um movimento de puxada ou flexão de braços numa barra fixa, onde as mãos ficam agarradas no sentido para fora. Assim, o movimento de elevação ocorre quando os braços estão a 90º.

Como executar: deve agarrar a barra com as mãos afastadas, um pouco mais afastadas que a largura dos ombros. Tente pendurar-se na barra, dobre os joelhos e cruze as pernas na parte de trás. Vai contrair as omoplatas e levantar o corpo até que os ombros estejam por baixo da barra. Termine voltando à posição inicial.

Já o Chinup é um movimento de tração na barra fica, mas desta vez as mãos estão voltadas para dentro, ou seja, os dedos ficam virados para o rosto. Aqui, a elevação do corpo requer que os cotovelos se juntem ao peito.

Como executar: com as mãos à largura dos ombros, pendure-se na barra, mantendo os cotovelos retos e os joelhos dobrados para trás, assim como as pernas também cruzadas. Tente elevar o corpo até que o queixo fique acima da linha da barra. Volte, lentamente, à posição inicial.