Dora Matos: “O exercício físico faz parte da minha rotina e já não vivo sem ele”

Podemos dizer que o desporto e a alimentação saudável são o seu boost de energia necessário e imprescindível para encarar a vida de uma forma positiva e equilibrada. Também viajar faz parte das suas paixões e é no seu blog que prova diariamente que é possível manter uma vida ativa, saudável e consciente, em qualquer parte do mundo. Descubra a Dora Matos e deixe-se motivar.

Esta entrevista é parte integrante da edição em pocket book, disponível aqui.

Fotografias Nuno Sampaio

É impossível ficar indiferente à tua energia e positividade. Como consegues manter sempre esse equilíbrio emocional?

Aprendi que estar em baixo só prejudica. É verdade que todos temos dias menos bons, ou até horríveis, mas também é verdade que todos podemos decidir como queremos estar e aquilo que projetamos às pessoas. Por vezes, só é preciso atrever-se a colocar um ponto final a um período de negatividade. Não gosto de queixar-me. Se calhar tenho muita capacidade para ver as coisas boas da vida e isso é o que tento transmitir.

Sabemos que antes de começares a trabalhar provavelmente já correste uns dez km. Consideras-te uma morning person? Como é que começa o teu dia?

Adoro as manhãs para tudo! E essa regra também se aplica ao exercício físico. Faço sempre exercício de manhã, bem cedo, por vários motivos. O meu dia rende mais, sinto-me com mais energia e mais lúcida e preparada para o dia de trabalho. Os meus treinos são muito à base de running, andar de bicicleta, treinos no ginásio ou na piscina. Se tiver menos tempo, treino em casa no meu mini gym. Gosto de deixar tudo preparado na noite anterior, desde roupa de treino, roupa de trabalho, marmitas e lanches, para na manhã seguinte ser tudo mais fácil de gerir.

O que tens por hábito tomar ao pequeno-almoço? O que é que não pode faltar?

Nunca prescindo de um bom pequeno-almoço, que é o que me dá força para grande parte da manhã, porque é quando treino. Adoro preparar panquecas (de aveia, coco, linhaça ou batata doce), papas de aveia, smoothie bowls, sumos naturais, pão de centeio e sementes com abacate, ovo, tomate e orégãos, fruta fresca e frutos secos. No meu blog tenho muitas receitas com ideias de pequenos-almoços, lanches, dicas de treino e de motivação.

O exercício físico faz parte da tua vida. Tens sempre motivação para treinar?

O exercício físico faz parte da minha rotina e já não vivo sem ele. Penso que a motivação também necessita de ser alimentada para poder crescer. Sinto que o desporto me dá uma sensação de preenchimento, liberdade, inspiração e realização pessoal que poucas coisas me podem dar. Além disso é o meu momento. E qualquer pessoa deve ter o seu, todos os dias.

O desporto e a vida saudável continuarão a ser o teu círculo vicioso muito positivo?

No que depender de mim, de certeza, até porque não sei viver de outra forma. O movimento faz parte de mim e a minha felicidade depende dele.

As minhas dicas motivacionais

Ser persistente

A persistência serve para procuramos o que nos faz sentir em harmonia e, consequentemente, mais felizes.

Não parar

Encontra o que te completa e fá-lo por ti. Não fiques parado a desejar ter os hábitos de outra pessoa. Só assim atingirás a felicidade e terás mais motivação para tudo.

Ter confiança

Se não acreditarmos em nós, quem acreditará? Devemos acreditar que podemos atingir resultados à base da persistência e do trabalho contínuo.

Praticar aquilo que gostamos

É meio caminho andado para nos sentirmos mais motivados.

Definir metas reais

Devemos definir objetivos que sabemos que podemos alcançar.

Continue a ler aqui. Pode descarregar gratuitamente a versão digital do pocket book ou encontrar-nos nas bancas, juntamente com a Revista RUA.