Gelados caseiros, saudáveis e deliciosos!

Com as temperaturas a aumentar, é tempo de praia, jantares na varanda e caminhadas ao pôr do sol. Para uns é sinónimo de boa disposição, para outros de alguma melancolia, mas, no geral, há uma coisa que quase todos gostamos em comum: gelados!

Para todos os gostos há sempre um gelado ideal. Ainda assim, há que ter em atenção que a maior parte contém uma quantidade elevada de açúcares, corantes e conservantes, o que não é favorável à nossa saúde. Já pensou que é possível fazermos o nosso próprio gelado caseiro? Tornam-se muito mais saudáveis, rápidos de se fazer e igualmente saborosos, além de permitirem ingerir uma maior quantidade de água e menos de açúcares.

Fizemos uma seleção de algumas receitas de gelados que pode facilmente fazer em casa, para refrescar nas horas de maior calor, seja como sobremesa ou um refresco a meio da tarde. É muito simples, basta escolher a sua fruta favorita e congelar! Opte sempre por congelar a fruta ao invés de a comprar já congelada.

Gelado de frutos vermelhos: 

Comece por congelar alguns morangos e uma mão cheia de frutos vermelhos (framboesas e/ou mirtilos). Assim que congelados coloque numa liquidificadora, pode adicionar sempre um pouco de água para facilitar a trituração. Assim que ficar tudo homogéneo, volte a levar ao congelador por mais umas horas. E está pronto!

Gelado de maçã:

Cortar e cozer três/quatro maçãs (sem casca) com mel e/ou canela. Guardar a água de cozedura e levar as maçãs ao congelador. De seguida, deitar as maçãs congeladas na liquidificadora juntamente com a água de cozedura. Pode ainda adicionar iogurte. Assim que esteja tudo triturado, leva-se novamente ao congelador e fica pronto.

O processo é sempre o mesmo, por isso pode variar na escolha das frutas. Pode, ainda, adicionar leite, bebida vegetal, iogurte ou manteiga de amendoim e como cobertura usar coco, por exemplo. Fica ao gosto de cada um!

Outras sugestões:

Morangos + banana (cerca de três)

Manga + pêssegos (3)

Abacate + pêssegos (3)

Abacate + manga (madura)

Banana + manga (madura)