Dicas para beber mais água ao longo do dia

A água tem um papel fundamental à vida e representa cerca de 75% do peso corporal à nascença, decrescendo esta proporção, à medida que a idade avança. Desempenha várias funções essenciais tais como:

  • Transporte de nutrientes
  • Eliminação dos resíduos e toxinas desnecessários através da urina
  • Regulação da temperatura corporal pela perda de suor
  • Lubrificação e proteção das articulações
  • Contribuição para o bom funcionamento cognitivo e de humor
  • Regulação do trânsito intestinal

No mínimo, devem ser ingeridos entre 1,5L/dia para mulheres e 1,9L/dia para homens de água, logo, se pratica qualquer tipo de atividade física ou quando os dias estão mais quentes, estes valores devem ser ultrapassados.

O nosso organismo manifesta uma série de sinais e sintomas quando estamos desidratados. A desidratação ocorre quando 1% ou mais de perda de massa corporal se verifica devido apenas à perda de fluídos. A desidratação que resulta em perda de massa corporal de 2%, ou mais, pode dar origem a um mau funcionamento da função cognitiva, desempenho físico reduzido, dores de cabeça e sintomas de fadiga. A longo prazo, há evidências que sugerem que a desidratação leve crónica está associada ao aumento do risco de várias patologias, incluindo obstipação, infeções do trato urinário, hipertensão, doença coronária e derrames.

Um dos sinais mais frequente de desidratação é a sede. Quando estamos com sede já nos encontramos desidratados e, por este motivo, devemos antecipar esta sensação. Como? Simples, devemos ir bebendo água ao longo do dia. Infelizmente, para muitas pessoas, o simples ato de beber água é um sacrifício e, consequentemente, ingerem muito menos quantidade de água que aquela que necessitam.

Para aumentar o consumo diário de água existem alguns truques que podemos pôr em prática:

Beber um copo de água ao acordar. Desta forma cria-se o hábito de beber um copo de água cheio logo pela manhã para começar bem o dia.

Levar água para todo o lado, para ter água sempre acessível. Levar diariamente uma garrafa de água, na mala/mochila ou ter uma garrafa à vista na secretária, enquanto trabalha. Isto faz com que, inconscientemente, se beba mais água. Neste caso, optar pelas garrafas de vidro é uma escolha mais consciente em prol do meio ambiente.

Colocar a água num local estratégico da sua casa. Nos dias em que está mais tempo em casa, procure colocar uma garrafa de água num local em que passe várias vezes durante o dia. Desta forma, cada vez que olhar para garrafa faça um esforço e beba um pouco.

Água aromatizada. Para aqueles a quem o sabor não agrada, uma boa opção será aromatizar a água com frutas ou ervas aromáticas, como a hortelã e menta. A canela também é uma boa opção e dá um sabor muito agradável à água.

Chá. Desde que não coloque açúcar, beber infusões e chás, para além de hidratarem, têm funções que beneficiam a saúde, não só a nível gastrointestinal, como nas alterações de humor.

Definir objetivos. Marcar na própria garrafa as horas para já ter bebido uma quantidade certa de água. Por exemplo: um traço a meio da garrafa que diga 10h e até a essa hora essa quantidade já deve estar bebida.

Este artigo foi escrito na íntegra por Catarina Sofia Correia, nutricionista na Clínica Tejo Saúde, parceira Fitness Hut.