LIIT: o incrível treino do momento

O mundo do fitness está em constante mudança. Ainda há pouco tempo falávamos dos incríveis benefícios de um treino de HIIT, um dos métodos mais intensos de treinar, que promove inúmeros benefícios para quem procura tonificar eficazmente o corpo.

Parece que este potente tipo de treino, que se tornou tão popular, em tão pouco tempo, serviu de inspiração para um outro método de treinar: o LIIT.

Começamos pela designação do nome desta modalidade: LIIT (Low Intensity Interval Training ou Low Impact Interval Training). Traduzido do inglês significa um treino intervalado, tal como o HIIT, mas, agora, de baixa intensidade. Mas não significa que tenha de executar os exercícios lentamente. É, precisamente, no que toca a intensidade que os dois tipos de treino diferem.

Este tipo de treino vem provar que, muitas vezes, a execução correta é mais benéfica e importante do que a quantidade de repetições que conseguimos executar ou a carga que utilizamos.

HIIT vs LIIT

O HIIT exige a execução do maior número de repetições possíveis, no menor espaço de tempo e com o mínimo de descanso entre os sets. Já o LIIT, trata-se de um tipo de treino que apela à execução correta de cada exercício. Os intervalos de força são intercalados com períodos de descanso mais longos, do que no caso de um treino de HIIT. O objetivo é reduzir o risco de fadiga constante e prevenir (ou até tratar) o aparecimento de lesões musculares.

E a verdade é que o LIIT acaba de entrar na lista dos treinos mais em voga em 2019 e nos próximos tempos. Curioso para experimentar? Partilhe os seus treinos com a U-FIT, através de #ufitmagazine.