Os benefícios de treinar na (super) máquina de remo

Há máquinas que permitem tonificar apenas pernas, outras apenas braços, umas mais aconselhadas para a parte cardiovascular e outras para potenciar a musculação, mas já pensou no remo? Tonifica praticamente o corpo todo, ao mesmo tempo. É por isso que não a podemos ignorar e dar-lhe o devido uso.

É das máquinas que passa, muitas vezes, quase despercebida e não é tão popular como as mais atuais. A verdade é que existe sempre pelo menos uma em qualquer estúdio de fitness, porque é de facto uma das máquinas mais potentes.

A máquina de remo permite trabalhar cerca de 70% dos músculos do corpo em simultâneo, além da grande componente cardiovascular.

Desde os bíceps, tríceps, músculos posteriores da coxa, glúteos, core, zona do abdómen, ombros e costas, resta perguntar: que músculo fica de fora? Não se esqueça desta supermáquina na próxima vez que for treinar.

Quanto tempo devo treinar no remo?

Alguns estudos confirmam que, se for iniciante, deve começar por treinar cerca de 10 a 15 minutos e de preferência apenas 2 a 3 vezes por semana. Caso já tenha mais prática e performance atlética pode passar a executar várias vezes por semana, também entre 10 a 15 minutos, sendo suficiente.

Como potenciar a prática no remo?

É muito importante ter feito um aquecimento antes de praticar qualquer exercício, para assegurar que o corpo está preparado para tal exigência. Quando passar para o remo, opte sempre por começar a um ritmo médio e vá aumentando a intensidade consoante as suas capacidades atléticas e prática. Assim que se sinta preparado pode aumentar a intensidade para níveis mais elevados.

Para um treino ainda mais potente pode alterar com momentos de isolamento da barra, isto é, manter as pernas esticadas e puxar a barra até ao tronco, de preferência umas dez vezes. Pode, ainda, fazer o contrário: treinar apenas pernas. Como? Mantenha os braços esticados e faça repetições (pode executar dez) empurrando apenas as pernas.

Para terminar, volte a abrandar o ritmo e a intensidade, para desacelerar o coração.