Saiba como controlar o stress e dar-lhe a volta

O stress influencia (muito) a nossa saúde e o nosso bem-estar. É importante estarmos conscientes de que pode condicionar negativamente os nossos comportamentos, modos de pensar e de agir, comprometendo a energia diária.

Para que isso não aconteça, conheça alguma dicas essenciais que o ajudarão a evitar o stress.

Faça exercício físico

Já aqui falamos várias vezes dos benefícios de praticar desporto e o quanto a sua prática beneficia eficazmente para prevenir o stress.

Alimentação saudável

Procure manter sempre uma alimentação saudável, especialmente em alturas de maior melancolia ou perda de motivação. É fundamental ter alguma disciplina no que toca a hábitos de vida, principalmente na alimentação, para que consiga ingerir as quantidades de energia que o seu corpo precisa.

Beba muita água

Ao passo que o tempo quente nos dá uma sensação de maior melancolia e, consequentemente, algum mal-estar, nomeadamente dores de cabeça e cansaço (físico e psicológico), também o frio e a chuva nos deixam pouco motivados. Para combater isso, procure manter o corpo hidratado, bebendo mais água durante o dia e mantendo uma alimentação saudável.

Correr e caminhar

Tire um tempo do dia, seja de manhã (antes do trabalho), no final de almoço ou no fim do dia, para dar uma corrida ou caminhar, apenas para espairecer e acalmar a mente.

Esteja próximo de quem mais gosta

Não use estes momentos de stress para se isolar. Pelo contrário, procure estar junto de quem mais gosta, desabafe e converse. Por vezes, uma simples conversa é o suficiente para desanuviarmos a cabeça e acabarmos com o nosso mal-estar.

Seja organizado

Procure planear com antecedência os seus dias, de forma a estar mais organizado e possa incluir momentos de lazer, sem comprometer o que tem de fazer.

Respire fundo

Seja a meio da manhã, de tarde ou ao final do dia, esteja onde estiver, respire fundo (as vezes que precisar) para acalmar a respiração (e a mente).

Mime-se

Faça algo que lhe dê mais prazer. Seja uma ida ao cinema, aquela receita que está há muito tempo para experimentar, leia um livro ou vá ao cinema. Mas faça qualquer coisa que lhe agrada e procure evitar a desculpa da falta de tempo. Há sempre tempo para nós, mesmo no meio de uma agenda atarefada.