Saiba como controlar o stress e dar-lhe a volta

O stress influencia (muito) a nossa saúde e o nosso bem-estar. É importante estarmos conscientes de que pode condicionar negativamente os nossos comportamentos, modos de pensar e de agir, comprometendo a energia diária.

Para que isso não aconteça, conheça alguma dicas essenciais que o ajudarão a evitar o stress.

Faça exercício físico

Já aqui falamos várias vezes dos benefícios de praticar desporto e o quanto a sua prática beneficia eficazmente para prevenir o stress.

Alimentação saudável

Procure manter sempre uma alimentação saudável, especialmente em alturas de maior melancolia ou perda de motivação. É fundamental ter alguma disciplina no que toca a hábitos de vida, principalmente na alimentação, para que consiga ingerir as quantidades de energia que o seu corpo precisa.

Beba muita água

O tempo quente traz-nos bastante melancolia e, consequentemente, algum mal-estar, nomeadamente dores de cabeça e cansaço (físico e psicológico). Por isso, mantenha o corpo hidratado, bebendo muita água durante o dia.

Correr e caminhar

Tire um tempo do dia, seja de manhã (antes do trabalho), no final de almoço ou no fim do dia, para dar uma corrida ou caminhar, apenas para espairecer e acalmar a mente.

Esteja próximo de quem mais gosta

Não usa estes momentos de stress para se isolar. Pelo contrário, procure estar junto de quem mais goste, desabafe e converse. Por vezes, uma simples conversa é o suficiente para desanuviarmos a cabeça e acabarmos com o nosso mal-estar.

Seja organizado

Procure planear com antecedência os seus dias, de forma a estar mais organizado e possa incluir momentos de lazer, sem comprometer o que tem de fazer.

Respire fundo

Seja a meio da manhã, de tarde ou ao final do dia, esteja onde estiver, respire fundo (as vezes que precisar) para acalmar a respiração (e a mente).

Mime-se

Faça algo que dá mais prazer. Seja uma ida ao cinema, aquela receita que está há muito tempo para experimentar, leia um livro ou vá à praia. Mas faça qualquer coisa que lhe agrada e procure evitar a desculpa da falta de tempo. Há sempre tempo para nós, mesmo no meio de uma agenda atarefada.