Saúde mental: a influência dos alimentos certos

Já aqui referimos várias vezes a importância da saúde mental como fator crucial para o nosso bem-estar. Sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para ter mais saúde, física e mental, e existem vários alimentos que atuam eficazmente em diversos fatores, nomeadamente na nossa disposição diária e energia.

O consumo de vegetais e determinadas frutas influencia diretamente a nossa saúde, principalmente a mental, que é tão ou mais importante. Existem vários alimentos que atuam no combate e prevenção de doenças do foro mental, como a depressão.

A prática regular de exercício físico é fundamental e, por isso, recomendamos que leia este artigo:

É importante que entendamos o quanto benéfico é para a nossa saúde o consumo de frutas e vegetais e de que forma estes hábitos saudáveis influenciam vários fatores no nosso estado de saúde. As fibras das hortícolas e das frutas atuam eficazmente no apoio a vários órgãos do corpo, nomeadamente, fígado e intestino, eliminando hormonas em excesso.

É, por isso, muito importante que as mesmas estejam presentes numa alimentação equilibrada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o consumo diário de cerca de 400g de vegetais, legumes e fruta, correspondendo a cinco porções por dia.

FRUTA

O consumo diário de fruta é fundamental para fornecer ao nosso organismo as quantidades de nutrientes, minerais, fibras e vitaminas que este necessita. Destacam-se os citrinos como fontes ricas em Vitamina C, assim como: banana, melão, maçã, melancia, pera, romã, figo, uva, ameixa e pêssego.

É recomendado o consumo de entre uma a duas porções de fruta fresca a cada refeição principal, podendo ser consumida crua ou cozinhada. É importante variar na escolha da fruta.

PRODUTOS HORTÍCOLAS

No grupo dos hortícolas, destacam-se: cebola, alho, tomate, pepino e pimento, como os mais usuais. Também os vegetais de folha verde são fontes ricas em vitaminas, minerais e fibras. É recomendado o consumo mínimo de duas porções de hortícolas a cada refeição principal, de forma crua ou cozinhada.

LEGUMINOSAS

São excelentes alternativas ao consumo de carne, fornecendo boas quantidades de fibra e hidratos de carbono de absorção lenta, fundamentais para manter uma sensação de saciedade por mais tempo. São também fontes ricas em cálcio, ferro, zinco e vitaminas, fundamentais para a nossa energia diária.

FRUTOS SECOS

Já aqui referimos várias vezes os benefícios dos frutos secos, nomeadamente, nozes, amêndoas e cajus. São poderosos antioxidantes, além de prevenirem sintomas de depressão, atuando na redução de stress.

MEL

O mel tem a capacidade de estimular a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Duas colheres de mel por dia são aconselhadas e suficientes.

Não esquecer:

É, ainda, fundamental ingerir uma quantidade necessária de água por dia, assim como fazer exercício físico regular, para manter o corpo ativo.


GUTE-URLS

Wordpress is loading infos from u-fit

Please wait for API server guteurls.de to collect data from
www.u-fit.pt/2019/01/os-ben...