Será que estou a beber água suficiente?

Por vezes, torna-se complicado perceber se estamos a ingerir, diariamente, a quantidade de água que o nosso corpo precisa para corresponder às necessidades vitais do organismo. Cada corpo é um corpo, sendo que algumas pessoas necessitam de quantidades maiores outras menores. Ainda assim, numa análise geral, a recomendação média aconselhada é de cerca dois litros de água (por dia) no caso das mulheres e dois litros e meio no caso dos homens – segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar – e a sua ingestão deve ser de forma periódica. Vamos perceber porquê.

A água é um bem essencial à vida e constitui cerca de 60-70% da composição corporal, daí ser mais do que essencial preservá-la e valorizá-la. É o principal constituinte das nossas células, responsável pelo transporte de nutrientes no sangue e as várias reações metabólicas do organismo.

Claro que a quantidade necessária irá variar sempre consoante o peso, altura, hábitos alimentares e de vida de cada pessoa. O ideal será aconselhar-se junto de um profissional de saúde que consiga informá-lo acerca da quantidade necessária para si.

O que acontece ao nosso organismo quando carece de água?

Assim que os níveis de água no nosso organismo tornam-se inferiores ao que é necessário, o nosso corpo aciona dois estímulos: a sensação de sede e a libertação de hormónios que estimulam os rins a reter água. Geralmente, quando sentimos sede é sinal de que a nossa desidratação já é de 5%, pelo que o ideal é ir ingerindo água ao longo do dia de forma a nunca atingir a sensação de sede.

Como posso saber se bebo água suficiente?

Uma das formas de perceber se ingere, diariamente, a quantidade de água necessária é através da urina. Assim, quando o nosso organismo carece de água, a urina vai apresentar uma coloração mais concentrada, isto é mais escura e com um odor mais intenso, o que significa que a ingestão está a ser insuficiente e está a comprometer o normal funcionamento dos órgãos. Isto acontece, porque os nossos rins estão a reter mais água, dado que a ingestão foi menor, agindo de forma a manter o volume de água no corpo equilibrado.

Além disso, esta carência de água compromete, ainda, a regulação da temperatura corporal e o desempenho físico e cognitivo. Portanto, uma boa forma de perceber se está a ingerir quantidades de água suficiente é comprovada quando conseguimos manter a urina equilibradamente mais clara.

Água em excesso também não é aconselhada

Atenção que, tal como tudo na vida, é necessária alguma moderação. A ingestão de água em excesso, ultrapassando as quantidades de que o nosso organismo necessita, pode também comprometer o bom funcionamento do mesmo.

Preserve a água da rede pública

Sabia que Portugal tem uma qualidade excelente no que toca a água mineral. De norte a sul do país, destacando, respetivamente, Vidago e Monchique, a água da rede pública é muito boa. O Programa Nacional de Promoção de Alimentação Saudável (PNPAS) lançou, no ano passado, a campanha #águapública com o intuito de promover a ingestão de água da rede pública, através dos inúmeros bebedouros espalhados pelo país. O objetivo é contribuir para que existam cada vez mais pontos de água acessíveis e a funcionar em locais públicos, nomeadamente em recintos escolares, universidades, praias, aeroportos e até em centros comerciais.