Três posições de yoga perfeitas para alongar

Se passa muito tempo na mesma posição, nomeadamente sentado, ou se costuma sentir algum desconforto na zona lombar, saiba que é fundamental alongar o corpo. Uma excelente forma de o conseguir é através do yoga, uma vez que, além de libertar a tensão acumulada, descomprimir e relaxar, estas posições são muito fáceis de executar.

Adho mukha svanasana

A famosa posição invertida permite alongar a musculatura posterior da coxa (músculos isquiotibiais), ombros, mãos e os arcos dos pés. É uma excelente forma de alongar depois de uma corrida para libertar a tensão acumulada na coluna e nos músculos inferiores. Permite acalmar a mente e deixar o corpo mais relaxado.

Como fazer: coloque as palmas das mãos no chão, assim como os joelhos (se possível num tapete ou numa superfície que não cause desconforto). Mantenha os dedos das mãos abertos. Vai inspirar. Ao expirar, levante os joelhos, colocando todo o peso corporal nos dedos dos pés, que deverão tocar o solo, assim como a palma das mãos.

Bhujangasana

Também conhecida como a posição de cobra, permite alongar e fortalecer, essencialmente a coluna, libertando toda a tensão acumulada. É essencial depois de um tonificar o core ou os músculos superiores, especialmente aquando o uso de peso.

Como fazer: deite-se de barriga para baixo, pernas afastadas, de forma a que todas as partes do corpo toquem o chão. De seguida, posicione os braços, colocando as palmas das mãos voltadas para o tapete (ou uma superfície plana) com os dedos bem estendidos. Ao inalar, vai levantar lentamente o tronco do chão com a ajuda dos braços, sem nunca tirar as mãos e mantendo as pernas totalmente estendidas para trás.

Padmasana

O padmasana ou lotus é uma posição muito associada à meditação. Dos vários benefícios, destacam-se o relaxamento, permitindo uma maior sensação de bem-estar.

Como fazer: comece por se sentar, mantendo as pernas estendidas para a frente. Dobre o joelho direito e coloque o calcanhar direito sobre a perna esquerda. Depois irá fazer o mesmo com a outra perna.