O que fazer quando temos fome antes do jantar?

Para manter um estilo de vida equilibrado é essencial a prática de uma alimentação saudável e consciente. Um dos hábitos alimentares que devemos ter é fazer várias refeições equilibradas durante o dia: um pequeno-almoço, um lanche a meio da manhã, um almoço, um lanche a meio da tarde e um jantar. Mas, nem sempre é possível fazer todas estas refeições pela falta de tempo, por não saber quais os alimentos mais adequados ou porque simplesmente não temos fome.

No entanto, o nosso dia alimentar deve ser bem distribuído e devemos, não só pelo nosso bem-estar físico, mas também bem-estar mental, respeitar os pequenos “intervalos” ou “pausas” durante o dia de trabalho e aproveitar para fazer uma refeição, seja ela principal ou apenas um pequeno snack, evitando ficar muito tempo sem comer. Quando estes intervalos não são respeitados, o que se verifica frequentemente é uma maior sensação de fome no final do dia, normalmente antes do jantar. E quando isto acontece não há qualquer controlo nos alimentos que serão ingeridos nem nas suas porções.

A fome que se sente no final do dia pode ser um pouco ingrata, não só porque ainda é cedo para jantar ou porque já é tarde para fazer um lanche. Primeiro, um dos fatores que temos de perceber é se realmente sentimos fome ou se é vontade de comer, ou seja, se a fome é física ou emocional.

Antes de comermos qualquer alimento devemos fazer esta pergunta: estou fisicamente com fome? Caso consiga responder que não e que até aguenta até ao jantar então deve perceber a fonte desta fome emocional. Será um hábito? Será que é por se sentir ansioso ou chateado, deprimido ou aborrecido? Se responder que sim a alguma destas questões, então é provável que esteja a ingerir mais calorias do que aquelas que o corpo necessita. Procure relaxar e acabar o dia com tranquilidade.

Caso a fome seja física, então é um sinal de que, muito possivelmente, o seu dia alimentar não tenha sido equilibrado o suficiente. No entanto, existem várias dicas para evitar esta fome antes do jantar:

  1. Fazer várias refeições durante o dia, evitando grandes períodos de jejum, tentando respeitar, se possível, intervalos de cerca de três horas entre elas.
  2. Antecipe a hora da sopa. A sopa deve fazer parte de uma refeição principal completa, no entanto esta não tem de ser consumida imediatamente antes do prato principal. Prepare sopa para vários dias para que quando chega a casa basta aquecê-la, sendo uma alternativa bem mais saudável que as bolachas ou até mesmo o pão.
  3. Se possível, antecipe a hora de jantar. Caso sinta necessidade, pode, mais tarde, fazer uma pequena ceia leve e saudável;
  4. Faça um segundo lanche da tarde. Opte pela fruta e snacks saudáveis como uma peça de fruta e/ou um punhado de frutos secos, ou até mesmo um queijo fresco ou um iogurte antes ou ao sair do trabalho. Outra alternativa é ir petiscando os legumes e vegetais lavados, em cru, enquanto está a preparar o jantar, e que servirão para acompanhar o prato principal.

Este artigo foi escrito na íntegra por Catarina Sofia Correia, nutricionista na Clínica Tejo Saúde, parceira Fitness Hut.