O tempo chuvoso não impede de praticar desporto

Texto: Inês Rodrigues

No fim do verão e com a chegada dos dias nublados, por vezes é difícil voltar à rotina no que toca a praticar exercício físico, especialmente ao ar livre. Com a chuva, o vento, o céu cinzento e o dia que, rapidamente, fica noite, existem alguns perigos que precisamos de ter em atenção para que possamos manter o nosso corpo ativo.

É necessário tomarmos especial atenção quando as condições climatéricas não ajudam e, por isso, deixamos algumas dicas para se proteger e estar em constante alerta.

Sapatilhas aptas para a chuva

É preciso escolher as sapatilhas certas para que nada comprometa a hora de praticar exercício físico ao ar livre. O ideal será optar por sapatilhas com uma sola mais rugosa, ao invés das solas lisas.

Pouca roupa

Não use demasiada roupa, dado que, se chover, a roupa molhada vai tornar-se mais pesada. Opte por uma t-shirt térmica e um casaco impermeável, ou então uma t-shirt de corrida normal técnica de microfilma e um casaco impermeável, mas que tenha isolamento térmico. A recomendação é que o atleta evite meias de algodão se for correr na chuva, pois encharcam e podem aumentar o atrito, causando bolhas nos pés.

Atenção à visibilidade

É muito importante ter em atenção a visibilidade quando vai praticar exercício físico ao ar livre. É importante que consiga ver bem o que o rodeia, assim como é essencial que os outros o vejam a si, principalmente se correr na estrada. Estar visível é muito importante, principalmente para os treinos à noite, sobretudo quando está a chover e fica muito escuro. A dica é usar refletores de velcro para colocar nos braços, pernas ou acessórios para colocar na cabeça. Pode optar por levar um colete refletor ou uma lanterna.

Se gosta de ouvir música tenha especial cuidado

Se é fã de ouvir música, correr com o telemóvel ou estar com qualquer equipamento eletrónico, assegure-se que este fica bem protegido da chuva e não o impede de ouvir possíveis alertas importantes. Se vai correr na estrada é possível que os carros não tenham tanta visibilidade em dias de chuva, pelo que é importante estar atento caso estes apitem ou alertem para algo. No caso dos gadgets, um relógio desportivo, nomeadamente um smartwatch apto para o desporto, é sempre uma boa escolha, porque são feitos à prova de água. Se não tiver, pode optar por uma braçadeira adaptada para levar o telemóvel.

Atenção à temperatura corporal

Tenha especial atenção se parar durante a corrida, pois uma forma de adoecer é quando para de correr, sendo que pode ficar com a roupa molhada, o que faz com a temperatura do corpo desça. Se o treino for num espaço de interior, é importante que mude de roupa.

Em dias de tempestade troque por um treino indoor

Por mais que lhe dê maior prazer correr ao ar livre, pode sempre alternar com um treino indoor nos dias de maior tempestade, nomeadamente chuva intensa e ventos fortes.

Mantenha o organismo hidratado

É fundamental beber muita água, principalmente numa altura em que o organismo fica mais indefeso. O ideal será sempre ingerir cerca de 2L de água por dia, assim como procurar manter uma alimentação saudável e equilibrada, fornecendo os nutrientes e vitaminas que o seu organismo necessita.

Com todas estas orientações, o treino será tranquilo e seguro. O importante é adaptarmos o treino às condições climatéricas.