Os (incríveis) benefícios da romã

Considerada uma das frutas mais saudáveis, a romã está ao nível dos superalimentos por fornecer grandes benefícios à nossa saúde. Com o seu sabor agridoce e exótico, esta fruta é rica em fibras, vitamina C, vitamina K e potássio. Além disso, tem fortes efeitos anti-inflamatórios e uma fonte de antioxidantes, contribuindo para manter baixos os níveis de colesterol e de tensão arterial.  

Propriedades nutricionais 

O consumo de romã facilita a digestão, tem uma ação purificadora do sangue e ainda um ligeiro efeito diurético. Além disso, a sua composição isenta de gordura e com uma quantidade reduzida de hidratos de carbono, detém um elevado teor em água, um fator fundamental para manter o organismo hidratado. É rica em substâncias antioxidantes, como a pró-vitamina A, vitamina C e taninos (responsáveis pela sensação áspera do sabor da romã), que ajudam a controlar os níveis de colesterol.  

Benefícios para a saúde 

É uma fruta muito recomendada a diabéticos por ter quantidades quase nulas de sacarose, podendo, ainda, ajudar a emagrecer dada a sua composição pouco calórica, daí ser muito aconselhada a introduzir nos planos alimentares. É de fácil digestão e contribui para prevenir problemas gastrointestinais, contribuindo, ainda, para a diminuição de stress, má disposição, hipertensão, colesterol alto e doenças cardiovasculares. 

Como escolher as melhores 

Opte por escolher as romãs mais pesadas, que não tenham cortes nem estejam pisadas, com a casca rija, uma cor viva. A melhor altura do ano para encontrar as romãs ainda mais apuradas e com todas as suas propriedades é no período que vai dos inícios de outubro até finais de dezembro.