Um roteiro saudável para receber o outono

Texto: Inês Rodrigues

Com a chegada do outono, preparamos um roteiro agradável por locais que merecem mesmo ser descobertos.

Deixamos algumas sugestões saborosas espalhadas por Portugal que mostram que para se ter cuidado com a alimentação não é preciso deixar de comer, mas antes saber o que comer.

Nordico Coffee Shop (Braga)

Um espaço acolhedor com uma seleção de snacks saudáveis e um serviço de café especializado, com um cunho pessoal e individualizado. Podemos encontrar tostas e bagels recheados com salmão fumado, bacon, ovos ou presunto e as famosas taças de cereais com fruta a acompanhar e iogurte. Sugestões sempre frescas, feitas na hora e saudáveis. Ver aqui.

O Nordico Coffee Shop fica na Rua do Anjo, em Braga.

Gomásio – Restaurante Macrobiótico (Guimarães)

O Gomásio é um espaço acolhedor, onde pode desfrutar de uma refeição nutritiva e saborosa, 100% vegetal, confecionada com os melhores produtos biológicos e locais. Ver aqui.

O Gomásio fica na Rua Paulo VI, em Guimarães.

Goji Brunch (Guimarães)

No Goji o brunch é quem manda, a qualquer hora do dia, com pratos que primam pela apresentação e o sabor. Ao almoço há sempre um prato do dia, que vai variando a cada quatro semanas, e inclui folhado de aves, lasanha de atum ou até hambúrgueres de novilho. Ver aqui.

O Goji fica na Rua Antero De Quental, em Guimarães.

Saladas+ (Aveiro)

Um restaurante de culinária saudável com um conceito inovador de menus rápidos e personalizados para quem aprecia pratos orgânicos, frescos e naturais. As opções são variadas, desde saladas, quiches, sandes, sumos especiais, sopas e sobremesas, com opções sem glúten e sem lactose. O ambiente é agradável e acolhedor para quem procura um lugar especial no centro de Aveiro. Ver aqui.

O Salada+ fica Rua de São Sebastião, em Aveiro.

Fava Tonka (Leça da Palmeira)

O Fava Tonka é um lugar de comida natural com respeito pelo produto, onde se enaltece e respeita a sazonalidade. Através de uma maior aproximação ao produto, o conceito promove um verdadeiro regresso às origens, através das sensações, fechando o ciclo da matéria prima com uma ligação chegada ao produtor e ao produto. Ver aqui.

O Fava Tonka fica na Rua Santa Catarina, em Leça da Palmeira.

Zenith Brunch & Cocktails (Porto e Lisboa)

Com opções para todos os gostos, as alternativas saudáveis de saladas fazem balançar o coração. Há a salada de frango, a de salmão e a vegan, onde se une umaa base de alface e batata doce, pimentos refogados, tomate seco, abacate e ovo escalfado. O brunch é servido todos os dias e é o cliente quem escolhe o que quer comer — não existe um menu pré-feito. Taças de açaí, iogurte com granola, sumos naturais e smoothies são algumas das várias opções. Ver aqui.

O Zenith fica na Praça Carlos Alberto (no Porto) e na Rua do Telhal (em Lisboa)

Organi Chiado (Lisboa)

O menu muda todos os dias, onde os legumes, o peixe e o marisco são os ingredientes principais sem qualquer grão de açúcar refinado ou carne. Na carta também não há refrigerantes, só sumos naturais, chás e vinhos biológicos. Ver aqui.

O Organi Chiado fica na Calçada Nova de São Francisco, em Lisboa.

Tasca Fit (Lisboa)

A Tasca Fit surge com um conceito inovador, focado na alimentação saudável e na cozinha nacional. Desde saladas, claras mexidas, bitoques saudáveis, tapioca, panquecas proteicas e taças de açaí, as escolhas são muitas para quem procura opções saudáveis. Ver aqui.

O Tasca Fit fica na Rua Visconde de Santarém, em Lisboa.

O Nicolau (Lisboa)

Este espaço é um fenómeno e a culpa é, em parte, do cão-salsicha de lacinho ao pescoço e fato de veludo que é a mascote do restaurante da Baixa. A lista tem tudo o que de mais saudável pode sair de uma cozinha, desde saladas, ovos, wraps, tapiocas, panquecas, taças de iogurte e açaí com granola, papas de aveia com mel, húmus e outras opções mais leves e saudáveis. Ver aqui.

daTerra  (Lisboa, Porto, Aveiro e Viseu)

daTerra é a primeira marca de restaurantes vegetarianos em Portugal. Com os melhores vegetais, cereais, leguminosas e outros alimentos da terra, o daTerra é um restaurante vegan que serve refeições tão saudáveis quanto deliciosas. Os produtos são sempre frescos, para garantir que cada refeição seja sempre um prazer saudável. Ver aqui.