Alimentos que são verdadeiros remédios na prevenção de gripes

Imagens ©D.R.

Quando, por alguma razão, adoecemos ou ficamos indispostos, a primeira solução que nos vem à cabeça é: que medicamento posso tomar? Sem nos apercebermos, descartamos uma série de opções alimentares que são verdadeiramente benéficas nestas situações. Uma alimentação saudável que privilegie os nutrientes e as vitaminas certas pode, não só curar, como prevenir o aparecimento de uma série de doenças.

Desta forma, fizemos uma seleção dos alimentos que são verdadeiros remédios.

Curcuma: a curcuma é uma especiaria que apresenta um alto poder anti-inflamatório, essencial para a cura de certas patologias.

Curcuma

Gengibre: este superalimento é um potenciador na perda de peso, acelera o metabolismo, relaxa o sistema gastrointestinal, atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando ainda na prevenção de doenças como cancro e úlceras no estômago. Ver mais aqui.

Gengibre

Agrião: é um dos alimentos mais equilibrados nutricionalmente. Possui vitamina C, que contribuiu para o reforço das propriedades anti-inflamatórias.

Agrião

Cogumelos Shiitake: o shiitake é considerado um alimento com um alto teor proteico, destacando-se como uma fonte rica em fibras, vitaminas e minerais, como o magnésio e o ferro. Os polissacarídeos presentes nestes alimentos são essenciais para reforçar o sistema imunitário.

Cogumelos Shiitake

Ovos: a gema do ovo é considerada um fortificante natural, que contribui para a renovação dos linfócitos T (células importantes do sistema imunitário). A gema contém vitamina D, essencial para prevenir o aparecimento de inúmeras doenças, principalmente respiratórias (gripes e constipações) e psíquicas, como a depressão ou o stress.

Mel: É um alimento com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, protegendo o corpo de várias patologias. Na sua composição destaca-se o potássio (importante para o equilíbrio da pressão arterial), magnésio, cálcio, sódio e ferro, entre outros nutrientes. Ver mais aqui.

Romã: rica em fibras, vitamina C, vitamina K e potássio. Além disso, tem fortes efeitos anti-inflamatórios e uma fonte de antioxidantes, contribuindo para manter baixos os níveis de colesterol e de tensão arterial. Ver mais aqui.

Alimentos com ómega 3:

São eles: amêndoas, castanhas e o peixe, entre muitos outros que contribuem como um forte poder anti-inflamatório. Também a linhaça é uma excelente opção e pode ser ingerida diariamente de diversas formas (adicionando a iogurtes naturais ou bebidas vegetais).

Alimentos com vitamina C

É o caso dos cítricos. A vitamina C é essencial para fortalecer o sistema imunitário. Alguns dos alimentos que possuem vitamina C são: clementina, nectarina, laranja, toranja, kiwi, papaia, brócolos, couve-galega, couve-bruxelas, couve-flor, pimento, agriões, nabo e espinafres.