É assim que se deve preparar para uma prova de Triatlo

Já alguma vez participou num triatlo? É, muito provavelmente, uma das provas físicas mais exigentes que existem, mas também das mais desafiantes. O mês de outubro está repleto de oportunidades para todos os amantes desta modalidade. Para quem pretende participar em alguma prova em breve, ou para quem nunca participou, mas gostava, deixamos algumas dicas para que possa preparar-se à altura do desafio.

Dicas para se preparar para uma prova de triatlo:

Treine as três modalidades em separado

É fundamental que esteja apto para as três modalidades separadamente, para que possa conseguir executar com eficácia uma prova de triatlo. Desta forma, é fundamental que inicie o seu processo de treino com o domínio das três modalidades: natação, ciclismo e corrida, individualmente. Descubra o seu ritmo ideal para executar cada uma delas.

Treinos cronometrados

É fundamental que contabilize o tempo que gasta em cada modalidade, nas transições e na totalidade da prova. Desta forma, conseguirá gerir em que alturas pode acelerar o ritmo, ganhando tempo, ou manter um ritmo mais lento. Ainda assim, é aconselhável começar a um ritmo mais lento, na natação, progredindo ao longo da prova, de forma a aumentar a força a meio da prova e terminar em grande. Lembre-se que a última modalidade é a corrida e precisará da máxima energia, força física e resistência.

Procure treinar com profissionais

Com certeza que estará mais à vontade com uma modalidade face às restantes, pelo que pode ser importante recorrer a profissionais para obter o acompanhamento e a ajuda necessária. O objetivo é que consiga evoluir de uma maneira eficaz, mas, acima de tudo, segura. Um profissional, seja de triatlo ou de cada modalidade em específico, irá ajudar a corrigir erros, nomeadamente na postura e na correta execução, além de lhe dar as melhores dicas.

Treine a transição entre modalidades

Falamos da passagem de uma modalidade para a seguinte, principalmente da natação para o ciclismo. É nesta fase que o atleta tem de tirar o fato de natação e equipar-se corretamente para a parte de ciclismo ou, mais à frente, prepara-se para a prova de corrida. Todos estes minutos contam e são cruciais. É essencial treinar estas mesmas transições para ganhar prática e um método que seja rápido e eficaz para si.

Respeite o ritmo do seu corpo

Esta última dica é já direcionada para a prova. Não procure apressar-se para atingir o objetivo final. Guarde a sua força para aguentar a prova até ao fim. Evite começar a um ritmo demasiado rápido, de forma a não esgotar a sua energia logo no início. Respeite o ritmo do seu corpo e a respiração. Mantenha sempre o foco e a motivação. Supere-se, mas, principalmente, desfrute do momento.

Próximas provas de triatlo em outubro:

Dia 5 – Triatlo de Alhandra 2019

Dia 12 – Triatlo Cross de Penafiel 2019

Dia 13 – Duatlo Cross de Penafiel 2019

Dia 19 – Triatlo do Funchal 2019

dia 20 – Triatlo de Leiria – Lagoa da Ervedeira 2019

Dia 27 – Algarve Tri Run 5.0