Inscrições abertas para a Montepio Meia Maratona de Cascais

Texto: Inês Rodrigues

A Baía de Cascais acolhe no fim-de-semana de 8 e 9 de fevereiro de 2020 a 4ª edição da Montepio Meia Maratona de Cascais, com o apoio da Associação Mutualista Montepio.

Com organização da HMS Sports, em parceria com o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais, o evento integra a Meia Maratona (21,0975 km), os 5 km de Cascais e a Corrida das Crianças (para crianças nascidas entre 2007 a 2015).

PROVA

A Meia Maratona de 21,0975 km é dirigida a atletas com idade igual ou superior a 18 anos, num percurso desde a Baía de Cascais até ao Guincho, sempre com o Oceano Atlântico como companhia.

Nos 5 km Cascais, a prova é aberta a pessoas de todas as idades e desenrola-se na vila de Cascais. Estão ambas previstas para a manhã do domingo, 9 de fevereiro. A partida da Meia Maratona está marcada para as 10h, enquanto os 5 km têm início dez minutos depois.

Imagens retiradas da página de Facebook do evento

A grande novidade desta edição da meia maratona destaca a t-shirt da prova de 21,1 km, que será de manga comprida e terá modelo feminino e modelo masculino.

A escolha do modelo e do tamanho da t-shirt será feita pelo atleta no formulário de inscrição. “É uma melhoria substancial no evento, em particular para quem aceitar o desafio de correr a meia maratona neste cenário único, que Cascais proporciona. É uma das melhorias que iremos introduzir e que esperemos que seja do agrado dos participantes”, comentou Hugo Sousa, diretor-geral da HMS Sports.

Com o lema do Evento Verde, estratégia iniciada em 2019, que aplicam medidas que contribuam para a redução do impacto ambiental do evento. Na terceira edição, já foram criadas medidas diferentes que contribuíram para a redução do impacto ambiental. Por exemplo: evitar a utilização de 30 mil sacos de plásticos; reduzir o consumo de papel apostando no formato digital; substituir os troféus de acrílico por plantas; incentivar a utilização de transportes públicos na deslocação para a prova; disponibilizar um bengaleiro para bicicletas; utilizar carros elétricos pela organização durante o evento; reforçar os contentores diferenciados para a separação do lixo e promoção da reciclagem na zona da partida, meta e nos pontos de abastecimento ao longo do percurso.

Nesta quarta edição, a organização continua a apostar nestas medidas com a política dos três R’s: reduzir, reciclar e reutilizar. Sendo que, na penúltima edição, foi um êxito e muito bem recebida por todos os participantes e, por isso, pretendem dar continuidade ao trabalho já iniciado com os parceiros, com medidas que permitam reforçar a nossa intervenção ambiental.

Corrida das Crianças

O sábado é dedicado aos mais novos com o arranque da Montepio Meia Maratona de Cascais, dia 8 de fevereiro, pelas 16h, com a Corrida das Crianças destinada a pequenos grandes campeões nascidos entre 2007 e 2015. As inscrições para a Corrida das Crianças terão um custo de 3€ e podem ser feitas no sítio oficial do evento. Irão reverter na totalidade para uma instituição de cariz social que será feita divulgada oportunamente.

Todas as informações estão disponíveis no site oficial do evento.