NU Yoga: onde o corpo se molda e a mente sossega

Vivemos numa altura em que o nosso estilo de vida é marcado por uma azáfama de tarefas que aceleram o nosso ritmo. Não é à toa que modalidades como yoga ou pilates ganham cada vez mais adeptos em todo o mundo. É forma de fuga da constante agitação da vida, do stress acumulado, dos problemas ou situações que nos ocupam o pensamento.

Cada vez mais, é importante saber desacelerar da forma que é mais certa para nós. Seja mudar de hábitos, otimizar rotinas, descobrir o que nos motiva e nos faz sentir bem.

O foco passa por conseguir moldar a nossa personalidade com base naquilo que queremos e acreditamos. Este é o objetivo do NU Yoga, um espaço dedico à prática de yoga, localizado em Cascais. Tal como podemos ler no site do NU Yoga “Os nossos corpos necessitam de movimento, enquanto a nossa mente necessita de sossego”.

O NU Yoga nasce quando Melania e o namorado decidem que querem criar algo completamente diferente, que refletisse as paixões de ambos, numa altura em que descobriram que iam ser pais.

Esse sonho deu origem a um espaço totalmente pensado para quem adora praticar yoga, no meio da natureza. O projeto é formado por uma equipa de profissionais, entre eles vários instrutores de yoga que vêm de experiências completamente diversas (na área), sendo fundamental para que os clientes e praticantes possam conhecer mais sobre a vivência de quem está a orientar a aula.

Aqui é possível experimentar e praticar uma série de vertentes do yoga, nomeadamente: Vinyasa Flow, Ashtanga Vinyasa, Yin e Hatha, assim como uma aula mais voltada para a flexibilidade.

Também a nutrição é um cuidado importante que o NU Yoga procura promover, através da partilha de inúmeras dicas e receitas para que todos consigam moldar os seus hábitos em torno de uma alimentação mais saudável e, consequentemente, uma vida melhor.

“A nutrição é um elemento fundamental para o nosso equilíbrio. De facto, a maneira de dizer mens sana in corpore sano é uma expressão latina e significa, literalmente, ‘mente saudável num corpo saudável’. Essa expressão é usada para indicar que tanto o corpo quanto a mente são importantes e que a saúde de qualquer um deles não deve ser negligenciada”, conta-nos Melania, fundadora do projeto.

Quando questiona acerca da sinergia tranquilizante do espaço, marcada por uma luminosidade natural que o invade e se reflete nos tons neutros, Melania explica que: “Quando tu praticas yoga, não trabalhas apenas o corpo, mas também todos os sentidos e, certamente, entrando no nosso espaço, podes viver uma experiência única, deixando para trás do portão verde todo o caos da nossa rotina diária”.

Este ano ficou marcado pelo Eco Yoga, um evento totalmente voltado para a sustentabilidade, a alimentação saudável e a prática de yoga, sendo que o mesmo vai voltar a acontecer em 2020. Para já, Melania avança que o próximo evento irá começar em dezembro e vai unir o mundo do yoga e da comida vegana, no Zen Breakfast.