Portugal Active: a perfeita união entre a natureza e o desporto

Texto: Inês Rodrigues

Imagens © D.R.

Numa procura de proporcionar experiências inesquecíveis para os amantes de desporto, atividades ao ar livre e momentos de lazer, surge o Portugal Active, um projeto inovador que procura aliar o bem-estar à prática desportiva.

Com origem em Viana do Castelo, este projeto pretende unir o melhor que o Minho dá: natureza, lazer e momentos do outro mundo. Há passeios de bicicleta, a cavalo, trekkings no meio da natureza, aulas de surf, kitesurf, canyoning (no Gerês), stand up paddle e até wakeboard… não faltam atividades para experimentar, seja na água, na montanha ou na cidade.

Para além das atividades disponíveis, o projeto conta com um serviço de alojamento: o Ocean Lodge. Com duas casas de luxo e em perfeita harmonia com a natureza e o oceano, é o cenário perfeito para acordar com uma vista deslumbrante ou desfrutar de um belo pôr-do-sol sem sair de casa. Um verdadeiro culminar de sensações.

O fundador, Ricardo Viana, com 26 anos, encontrou na sua cidade natal a zona ideal para este projeto que tanto ambicionou. “Tudo começou com as atividades e rapidamente percebemos que tínhamos de ter uma solução de alojamento”, conta-nos o fundador do projeto.

Com o enorme sucesso que têm vindo a alcançar, Ricardo Viana fala-nos um pouco sobre este projeto e da sinergia incomparável que procura proporcionar.

Como surgiu a ideia do Portugal Active?

O Portugal Active nasceu após um gap year. Sentia-me desorientado enquanto estudante de Desporto e decidi tirar tempo para mim, viver noutro país e experienciar outra cultura. Estava na África do Sul, mais precisamente em Cape Town, quando me apercebi que a cidade era uma réplica de Viana do Castelo e um verdadeiro playground de turismo ativo, altamente procurado. Praia, montanha, clima semelhante, boas ondas, bom vento e muita biodiversidade são algumas das inúmeras semelhanças destas duas cidades que me despertaram a vontade de estabelecer o meu projeto na minha adorada cidade natal.

Sendo Viana do Castelo uma cidade mais calma e sossegada, sentiu que era o local certo para criar o projeto?

Sem dúvida que sim. Sempre soube que queria algo ligado ao turismo ativo e esses aspetos são determinantes para ter um bom produto. Atualmente, as pessoas estão habituadas a um ritmo de vida muito desgastante e Viana reúne os fatores-chave para desacelerar e aproveitar o momento presente.

O facto de estar ligado ao desporto foi um fator estruturante para a fundação deste projeto, que junta turismo, desporto, lazer e natureza?

O Desporto sempre fez parte da minha forma de estar na vida. O Portugal Active nasce como um reflexo daquilo que sou. Sempre adorei adrenalina e aventura e sempre achei que eram aspetos fundamentais para a minha felicidade. Construir este projeto foi basicamente imaginar o que seriam as minhas férias de sonho. A partir daí, comecei a trabalhar para tornar o meu dream world realidade.

Quais são os serviços que têm disponíveis? As pessoas podem escolher atividades individuais ou existem packs gerais? 

O nosso conceito de alojamento é, na minha opinião, o newschool do alojamento. Vejo como uma evolução aos hotéis. Providenciamos serviços hoteleiros (opcionalmente) com a privacidade incomparável de uma casa. Têm ainda a vantagem de poderem estar todos juntos sem serem incomodados ou observados, coisa que dificilmente não acontece num hotel convencional. Temos à disposição dos lodges, serviços como: chef privado, Chauffeur privado, massagista, personal trainer, professores de yoga e pilates, babysitters e temos a capacidade de dar resposta a serviços Taylor Made. O projeto tem três audiências distintas. Os lodges, vendidos exclusivamente como solução de alojamento. As atividades, vendidas avulsas, e os pacotes de férias que incluem alojamento, experiências e serviços.

Para além de uma série de atividades, em 2018 nasceu o Portugal Active Ocean Lodge. Era um objetivo principal ou surgiu derivado ao aumento de visitantes?

Não era de todo um objetivo inicial, tal como o primeiro lodge não foi. Tudo começou com as atividades e rapidamente percebemos que tínhamos de ter uma solução de alojamento. Como sonhador que sou, decidi idealizar o cenário perfeito e foi sem dúvida a melhor decisão que tomei enquanto empresário. O Ocean Lodge tal como o nome indica, surge como resposta aos clientes que não conseguem estar longe do mar. Foi derivado à elevada procura que estamos a ter e à minha vontade de expandir.

As pessoas que ficarem hospedadas têm direito a usufruir de alguma experiência?

As experiências desportivas são opcionais, no entanto, devido ao nosso patrocínio da Gopro, todos os nossos clientes – dos lodges ou das experiências – têm direito a usufruir de uma Gopro topo de gama e acessórios durante todo o tempo em que estão connosco.

Faz questão de ter um atendimento personalizado e acompanhar os visitantes nas atividades?

Não só fazemos questão de providenciar um atendimento extremamente personalizado, como trabalhamos diariamente para melhorar e enriquecer a experiência do cliente, com o intuito de ser o mais marcante e diferenciadora possível. Sem dúvida que este pormenor foi determinante da boa aceitação e procura do nosso projeto.

O que procura proporcionar às pessoas?

Quero essencialmente mostrar às pessoas que o mundo é um local divertido e que o melhor que a vida tem para oferecer são as relações humanas e as vivências. Procuro que as pessoas se conectem com o melhor da vida. Tento que a estadia funcione como um screen break e que seja o mais divertida possível sempre com o factor “wow” associado a tudo o que fazemos.

Sabemos que através do sucesso conseguido com estas experiências, novos desafios surgiram, como a parceria com a Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, onde passou a lecionar kitesurf ao ensino superior. Estava preparado para este reconhecimento?

Nunca pensei lecionar no ensino superior, no entanto, tenho imensa experiência enquanto formador de kitesurf e adoro desafios. Foi assim mesmo que encarei o convite do IPVC. É um reconhecimento muito gratificante para mim especialmente por ser o único professor no mundo a lecionar a modalidade no ensino superior.

Neste momento, sente que o seu sonho se concretizou ou ainda tem mais objetivos em vista?

A verdade é que nunca pensei que o projeto se fosse desenvolver tão rapidamente. Se há dois anos alguém me dissesse que isto tudo iria acontecer, jamais acreditaria. Sinto-me extremamente realizado todos os dias, mas a minha ambição é enorme e, à medida que alcanço um objetivo, vou maturando todo o processo e alargo o meu horizonte. Faz parte de mim, sou movido pela adrenalina e pela aventura de concretizar os meus sonhos. Foi essa característica que me fez querer sempre melhorar e evoluir. Acho que é um sintoma de todos os empreendedores. Estar parado ou estagnar não é uma opção. Há muita coisa a acontecer neste momento. O ano de 2020 vai ser de muitas surpresas e de expansão. Temos dois projetos incríveis a serem concluídos, onde posso afirmar que o melhor ainda está para vir.

Como jovem fundador de uma iniciativa muito dinâmica, que dicas daria a quem procura lançar o próprio projeto?  

Começar um projeto próprio implica muito esforço, muita dedicação e acima de tudo muita predisposição para resolver problemas. Acho que é muito importante garantir que o projeto é autêntico e que é realmente algo que a pessoa adora. Isso vai facilitar tudo. Algo que acho muito importante é a ambição. Não tenham medo de sonhar nem de se envolver em coisas que não estão preparados. Não ter medo de falhar e tentar até conseguir é muito importante. O trabalho duro é sempre recompensado, por isso sejam pacientes, pois os resultados aparecem sempre.