Receita saudável: Doce de Abóbora e Nozes

Já aqui falamos dos benefícios da abóbora, entre outros alimentos, que são essenciais para responder às nossas necessidades nutricionais, nesta altura de outono.

Conheça aqui os alimentos que devemos privilegiar nesta altura do ano.

Benefícios da abóbora:

É um hortícola bastante interessante e versátil na cozinha portuguesa, podendo ser utilizada em entradas, sopas, purés ou sobremesas. Tem um valor energético bastante baixo (apenas 9 Kcal por cada 100g) e poderá ser um ótimo substituto da batata quando queremos reduzir a quantidade de hidratos de carbono das refeições. Apresenta uma boa quantidade de carotenoides na sua polpa (responsáveis pela coloração alaranjada), que são convertidos em vitamina A no organismo. Também nos oferece potássio, ferro, cálcio, magnésio e vitaminas B e C.

A abóbora é também um símbolo de algumas tradições que ocorrem nesta altura do ano, como a “Noite das Bruxas”. Por isso, como não poderia deixar de ser, segue-se uma deliciosa receita de compota de abóbora e nozes!

Receita de Doce de Abóbora e Nozes:

Ingredientes:

  • 1 Kg de abóbora descascada e sem pevides
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 laranja
  • Raspas de uma laranja
  • 100g de miolo de noz
  • 2 colheres de chá de açúcar mascavado

Preparação:

Cortar a abóbora em cubos e colocar num tacho com o pau de canela e as raspas da laranja. Espremer o sumo da laranja e espalhar sobre os pedaços da abóbora. Polvilhar também com o açúcar mascavado e a canela em pó. Deixar repousar no tacho tapado, durante cerca de uma hora, sem ligar o lume.

Colocar depois todos os todos os ingredientes em lume brando, cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Quando a abóbora estiver bem cozida, passar a varinha mágica, reduzindo a mistura a um puré. Adicionar as nozes, envolvendo tudo e levar de novo ao lume por mais 5 minutos. Está pronto a servir!

Artigo escrito por Dra. Juliana Guimarães, nutricionista na clínica ADCA e no blog Onde é que tínhamos a cabeça?.