Triatlo: quem são os atletas portugueses a marcar presença em Tóquio?

Imagens ©D.R.

Depois da excelente prestação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, realizados no Rio de Janeiro, falta agora conhecer quem são os triatletas qualificados para representar o nosso país em Tóquio. A próxima edição terá uma estreia: uma prova de estafeta mista, para além das provas feminina e masculina, sendo uma prova muito atrativa para quem irá assistir, dado que é uma competição muito rápida (cada elemento pode fazer a prova em cerca de 20 minutos).

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, partilha que: “Temos boas hipóteses de nos qualificarmos a nível individual e a nível da estafeta mista, a modalidade olímpica cuja estreia está marcada para os Jogos de Tóquio 2020, podendo haver mudanças no panorama competitivo e até mesmo na disputa pelas medalhas. Esta estafeta é composta por quatro triatletas, duas mulheres e dois homens, e cada um dos elementos terá que fazer um triatlo na distância de super sprint.

Triatletas portugueses nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

No projeto olímpico estão incluídas as triatletas: Melanie Santos, Helena Carvalho e Andreia Ferrum. Já os triatletas masculinos são: João Silva, João Pereira e Miguel Arraiolos.

Vasco Rodrigues afirma ainda que: “Uma outra novidade é que vamos ter a possibilidade de ser representados pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos pelo triatleta Filipe Marques, que fez a sua estreia há duas semanas no Campeonato da Europa em Tartu, na Estónia. Um atleta jovem e com muito potencial que acreditamos poder já estar presente nos próximos Jogos. Estamos muito bem encaminhados com este atleta e com todos os triatletas que, entretanto, se juntaram, pelo que estamos confiantes no resultado”.

Mas, antes disso, vamos abordar um pouco esta modalidade que consegue ser das mais exigentes e, simultaneamente, das mais desafiantes. Para quem nunca acompanhou ou não conhece ao certo as características do triatlo, partilhamos alguma informação para que descubra as particularidades desta modalidade.

Primeiro: o que é o triatlo?

O triatlo é uma modalidade específica que agrupa, tal como o nome sugere, três modalidades diferentes, sendo elas: natação, ciclismo e corrida, nesta mesma ordem. Cada uma delas é desafiante e exige uma preparação física elevada.

Saiba como preparar-se para uma prova de triatlo aqui.

Distâncias no triatlo

As distâncias no triatlo consistem, segundo o Comité Olímpico de Portugal, em 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, sendo que as três modalidades são executadas consecutivamente, sem interrupção ou intervalo. Por norma, as atletas femininas demoram, em média, cerca de duas horas, enquanto os atletas masculinos demoram cerca de 01h50m para completar uma prova.

O triatleta João Pereira fez história nos Jogos Olímpicos de Verão

Em 2016, nos Jogos Olímpicos de Verão realizados no Rio de Janeiro, o triatleta português, João Pereira, conseguiu um histórico 5º lugar, alcançando o melhor resultado de sempre na modalidade nacional de triatlo. Na mesma prova, destacaram-se também os triatletas portugueses: João Silva, em 35º lugar, e Miguel Arraiolos, em 44º.