Dica de nutricionista: 5 razões pelas quais está sempre com fome

A sensação de fome é uma forma natural do nosso corpo avisar que precisa de mais comida. Esta manifesta-se por um barulho caraterístico no estômago, dor de cabeça, irritação ou incapacidade de concentração. Devemos, de facto, comer várias vezes ao dia para evitar consumir alimentos em quantidades exageradas e de má qualidade nutricional quando aparece esta sensação. Ainda assim, há pessoas que não conseguem passar muito tempo sem comer e sentem mesmo uma fome constante e excessiva.

Vamos então discutir cinco razões que poderão justificar essa situação:

1. Não está a beber água suficiente

Uma adequada hidratação é muito importante para a sua saúde em geral, de forma a promover o bom funcionamento cognitivo e da função cardiovascular, bem como na boa manutenção do sistema digestivo. Por vezes, a sensação de sede pode ser facilmente confundida com a sensação de fome. Se está sempre com fome, experimente beber um ou dois copos de água para descobrir o que realmente o seu corpo está a pedir. Por outro lado, consumir água antes das refeições poderá contribuir para reduzir o apetite.

2. A sua dieta é pobre em fibras

Alimentos ricos em fibras, como a aveia, sementes de linhaça e batata doce, diminuem a taxa de esvaziamento do estômago e levam mais tempo a serem digeridos do que alimentos com baixo teor de fibras. Além disso, as fibras promovem a libertação de hormonas que reduzem o apetite e promovem a sensação de saciedade. Opte por alimentos integrais, fruta, legumes, nozes e sementes.

3. Está a comer muito rapidamente e não presta atenção à sua refeição

Ao comer muito depressa não permite que o seu corpo tenha tempo suficiente para reconhecer que está saciado, o que poderá promover essa sensação de fome excessiva. O mesmo acontece quando possui muitos fatores de distração (como telemóvel ou televisão) enquanto está a comer, uma vez que perde a noção da quantidade de alimentos ingeridos.

4. A sua dieta é pobre em gorduras

Os alimentos ricos em gordura demoram mais tempo no trato gastrointestinal, o que significa que demoram mais tempo a serem digeridos e promovem a redução do apetite. Aqui incluem-se gorduras como os triglicéridos de cadeia média (presentes, por exemplo, no óleo de coco) e ácidos gordos ómega 3 (presentes nos peixes gordurosos, como o salmão, atum e cavala ou nas sementes de linhaça ou nozes). Opte por consumir frutos secos entre as refeições para diminuir a sensação de fome durante o dia. Apesar dos seus inúmeros benefícios, o consumo de gordura deve ser moderado.

5. Não está a dormir horas suficientes

Dormir as horas suficientes é essencial para o bom funcionamento do cérebro, do sistema imunitário e é um fator no controlo do apetite, pois contribui para regular a grelina, hormona que estimula o apetite. A falta de sono aumenta os níveis de grelina e poderá levá-lo a sentir mais fome. Por outro lado, dormir o suficiente também contribui para garantir níveis adequados de leptina, outra hormona que promove a sensação de saciedade. Para manter as suas hormonas em equilíbrio é recomendável ter pelo menos oito horas de sono ininterrupto todas as noites.

Este artigo foi escrito na íntegra por Catarina Sofia Correia, nutricionista na Clínica Tejo Saúde, parceira Fitness Hut.