Está a chegar a maratona mais bela e dura do mundo

Texto: Inês Rodrigues

Imagens ©D.R.

É já nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro que volta a 6ª edição de uma das provas de maior sucesso: a Gerês Extreme Marathon.

Com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, a Carlos Sá Nature Events realizará a 6ª edição desta prova que se realiza nas estradas de montanha do único Parque Nacional de Portugal – o Parque Nacional da Peneda Gerês.

Os participantes poderão usufruir de cenários incríveis, onde não faltarão desafios característicos das provas organizadas pelo Carlos Sá, bem como o convívio entre os participantes, a felicidade pelo desafio superado e a já habitual “sopa do pote” que confortará os Extreme Runners.

Provas

No sábado, dia 30 de novembro, pelas 15h30, decorrerá a 3ª edição da Extreme Mile, que terá uma inclinação média de 35% e 525 m D+ em apenas 1 milha. O Extreme Mille será, provavelmente, a milha mais dura e bela do mundo.

Ainda nesse dia, os participantes poderão participar na plantação de árvores nas aldeias da região. Na aldeia comunitária da Ermida, a ATACE – Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida, levará a cabo um programa de plantação, com início às 10h30, no centro da aldeia, transportando depois os participantes para a zona a reflorestar, sendo que no final da atividade será oferecida a tradicional “sopa do pote”.

Já no domingo, 1 de dezembro, decorrerão as várias provas competitivas, com distâncias aproximadas de: 42 km, 32 km, 21 km e 13 km. Todas com partida e chegada no centro da Vila do Gerês.

Os recordes da maratona a superar pertencem, no setor masculino, ao búlgaro Mihail Lalev com a marca 02:48:13 e, no setor feminino, à atleta nacional Fátima Melo, com a marca 03:20:44.

Este evento é uma ótima oportunidade para dar a conhecer uma das mais belas regiões de Portugal, as suas gentes, os seus costumes e a sua gastronomia. Espera-se cerca de 1300 participantes, de várias nacionalidades, num evento que, gradualmente, se vai impondo no panorama do atletismo nacional e internacional.

O Gerês é um local deslumbrante e correr nesta época tem um encanto especial, com as paletas de cores que pintam o Parque Nacional que nos deixam em completa harmonia com a natureza.