Cinco razões para começar a praticar Crossfit

Se já pratica regularmente ou se nunca experimentou esta modalidade, então conheça os inúmeros benefícios de praticar Crossfit. Ainda que a sua prática promova inúmeros benefícios é fundamental ter em atenção algumas particularidades.

Primeiro: o que difere o Crossfit das restantes modalidades?

O Crossfit, por si só, é uma modalidade, pelo que tem as suas particularidades, benefícios e cuidados. Trata-se de uma série de exercícios muito intensos de musculação. Os treinos relativamente curtos e muito intensos e permitem trabalhar diferentes componentes, como a mobilidade, a força e a resistência. Uma das particularidades de um treino de Crossfit é a variedade de exercícios, permitindo que um treino nunca seja igual a outro.

Esta modalidade é, geralmente, praticada em grupo, pelo que se torna numa competição muito saudável e fortalece o espírito de equipa. A nossa companhia no treino é muito importante, para que não percamos a motivação.

Benefícios de praticar Crossfit:

Auxilia na perda peso

Para quem procura perder peso, o Crossfit pode ser uma excelente forma de queimar calorias, ao passo que tonifica diferentes grupos musculares. Por ser um treino tão intenso, permite que sejam estimulados diferentes músculos do corpo em simultâneo, melhorando o condicionamento físico, a mobilidade e a resistência.

Aumento da mobilidade muscular

A mobilidade corporal está associada à capacidade de realizar certos movimentos de forma fluída. A prática de Crossfit tem a vantagem de permitir melhorar eficazmente a nossa mobilidade muscular, que é essencial para qualquer tipo de treino, desde uma caminha a uma aula de yoga. Com a prática desportiva, as articulações são muitas vezes afetadas, visto serem responsáveis por realizar diferentes movimentos.

Aumento da flexibilidade

Da mesma forma que a mobilidade é um fator importante a ter em atenção na prática desportiva, também a flexibilidade é fundamental para permitir melhorar a capacidade de amplitude dos movimentos, prevenindo o risco de lesões e facilitando a execução dos exercícios.

Tonificação eficaz dos músculos

Para quem procura tonificar o corpo de forma gradual e eficaz, o Crossfit torna-se uma boa alternativa aos tradicionais treinos em máquinas. Os treinos de alta intensidade, aliados a curtos intervalos de tempo de execução, permitem que o corpo seja trabalhado até ao limite (de uma forma segura).

Diminuição do stress

A descarga de adrenalina que acontece num treino de Crossfit é essencial para recarregar energias, melhorar a disposição diária e diminuir o stress. A prática de atividade física promove a libertação dos famosos hormônios do prazer, tais como a endorfina, ocitocina e serotonina, responsáveis pela sensação de humor e bem-estar.

É fundamental, também, ter em atenção algumas particularidades do Crossfit:

Treinos extremamente exigentes, pelo que deve sempre perceber se o seu corpo está preparado fisicamente para aguentar a intensidade dos exercícios.

Grande incidência de lesões, que acontece devido à alta intensidade dos treinos, pelo que deve praticar apenas acompanhado por um profissional da área, que possa corrigir a sua técnica e postura, em prol da prática mais correta.