Conselhos para um Natal feliz, nutrido… e sem quilos a mais

Está oficialmente aberta uma das épocas mais bonitas do ano! Há mais harmonia, partilha e luz. Mas chegam também os tradicionais convívios, sempre associados a refeições bastante calóricas, onde reinam os doces típicos da época.  Desta forma, é importante conhecer alguns truques para toda a família, que poderá adotar, não só na ceia de Natal, mas também nos vários convívios que lhe antecedem.

Dicas para uma época festiva mais saudável e equilibrada:

Incluir legumes no prato

Procure ocupar metade do prato com produtos hortícolas, que, por norma, têm um valor energético bastante baixo. É essencial, para que possamos controlar a quantidade dos restantes alimentos que iremos colocar no prato.

Mastigar calmamente os alimentos e saborear

Quando comemos de forma apressada, além de não saborearmos corretamente os alimentos, perdemos a noção da quantidade ingerida e, quando nos sentimos saciados, já foi feita uma ingestão bastante elevada. Portanto, é importante fazer uma refeição pausada e usufruir do momento.

Atenção aos frutos secos e/ou frutos gordos

Os frutos gordos ou oleaginosos (nozes, amêndoas e avelãs) são bastante calóricos (apenas quatro nozes têm cerca de 200 calorias), pelo que devemos moderar o seu consumo. São bastante nutritivos, nomeadamente as nozes, pelo seu teor de ómega 3 – uma gordura considerada protetora da saúde cardiovascular e cerebral -, mas atenção às quantidades ingeridas. O mesmo se aplica aos frutos secos, comuns nesta época, como os figos, que são ricos em açúcar e, por isso, mais calóricos do que os frutos normais.

Não esquecer o exercício físico

Nesta altura do ano, em particular, quase sempre excedemos um pouco nas calorias que consumimos. Por isso, para dar uma “ajudinha extra”, é importante praticar exercício físico. Seja uma caminhada em família na tarde de Natal ou uns passeios de bicicleta no período das férias, o importante é mexer.

Depois das festas, regressar rapidamente à rotina

Depois desta quadra festiva procure voltar ao exercício físico e abandonar as sobremesas calóricas. É importante que em casa não sobrem demasiados doces, porque neste caso costumamos prolongar a época das festas, acabando por comer uma fatia de pão de ló ao pequeno-almoço, uma rabanada à sobremesa e, quando damos conta, prolongamos as festividades por vários dias. Portanto, devemos tentar que as quantidades sejam exatamente aquelas que necessitamos e procurar regressar à rotina exatamente quando esta altura festiva termina.