Curcuma: a super especiaria

A curcuma é das especiarias mais benéficas, contribuindo eficazmente para a saúde. É, na verdade, uma raiz que faz bem a praticamente tudo no nosso corpo, apresentando uma série de benefícios.

As suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antissépticas tornam esta especiaria um ótimo medicamento natural. Fizemos uma seleção dos benefícios do consumo de curcuma e os motivos que o devem levar a ter esta raiz em casa, bem perto da sua cozinha.

Benefícios da curcuma:

Perda de peso

A ingestão de curcuma tem a capacidade de atuar eficazmente na redução de células de gordura acumuladas, contribuindo para a perda e estabilização de peso.

Fonte de antioxidantes e fitoesteróis

É fundamental para inibir a absorção do mau colesterol no aparelho digestivo, daí também contribuir para a perda de peso.

Equilibra os níveis de açúcar no sangue

É essencial para aumentar a sensibilidade das células à insulina e à glicose, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis e diminuindo os efeitos dos excessos dos hidratos de carbono.

Saciedade

É uma ótima opção para regular a saciedade, evitando que sejam consumidas em demasia opções alimentares menos benéficas.

Controlo do apetite e facilidade na digestão

Só o aroma da curcuma é capaz de ativar de imediato as glândulas salivares na boca, criando sucos digestivos e iniciando a digestão primária da comida. O timol é um composto presente na curcuma que ajuda a estimular as glândulas que segregam ácidos biliares e enzimas responsáveis pela fácil digestão dos alimentos, tanto no estômago como nos intestinos.

Previne dores de estômago

É uma excelente opção para diminuir a flatulência e as dores de estômago, quando tomada com água quente, por exemplo.

Como usar a curcuma

  • Pode ser usada como sementes ou em pó e é um ótimo aliado para conferir algum sabor às refeições. O seu sabor mais picante é muitas vezes um bom substituto da pimenta
  • Ótima sugestão para juntar a legumes grelhados ou salteados
  • Pode ser usada para fazer húmus
  • As sementes podem ser usadas para fazer chá, contribuindo para prevenir e tratar várias patologias, como gripes, constipações, sensação de indisposição alimentar, entre outros
  • A curcuma é uma ótima sugestão para temperar pratos, sendo também uma especiaria muito boa para deitar na sopa
  • Pode ser adicionada a arroz integral, conferindo um sabor mais exótico
  • É, ainda, muito utilizada para fazer bebidas latte, as famosas (e deliciosas) bebidas quentes feitas com leite de amêndoa ou leite de coco. Também pode ser adicionada a batidos variados