Os benefícios da comida picante

Algumas pessoas evitam o consumo de alimentos condimentados com especiarias mais fortes e picantes por duas razões: por desgostarem do sabor e, em outros casos, porque acreditam que precisam de excluir completamente este tipo de especiarias da dieta para se manterem saudáveis. No entanto, o consumo moderado de alimentos, como a canela, o açafrão ou curcuma, o alho, o gengibre, cominhos ou a pimenta, tem sido associado a vários benefícios para a saúde.

Benefícios da comida picante:

Melhoram a saúde cardiovascular

Um maior consumo de especiarias está associado à diminuição da adição de sal nos alimentos. Consequentemente, a diminuição de sal na dieta está associada a uma menor incidência de mortes causadas por doenças cardiovasculares. Por outro lado, alguns estudos sugerem que as especiarias podem reduzir os níveis de colesterol “mau” (LDL) no organismo quando usadas com moderação.

Aceleram o metabolismo

Vários estudos indicam que certas especiarias, como o cominho, canela, açafrão, pimenta e pimentão contribuem para aumentar a taxa de repouso metabólico e diminuir o apetite. Ainda assim, lembre-se que um único alimento, por si só, não é solução para uma significativa perda de peso. Para esse efeito, deve combinar o consumo deste tipo de alimentos com uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.

Combatem a inflamação e possuem uma ação antibacteriana

A curcumina, uma substância presente na curcuma, reduz a inflamação do organismo. Da mesma forma, segundo a medicina ayurvédica, as propriedades anti-inflamatórias do gengibre e do alho melhoram os sintomas de diversas doenças autoimunes, dores de cabeça e até náuseas. Além disso, o cominho e a curcuma possuem poderosas propriedades antioxidantes e antibacterianas, sendo o seu consumo benéfico contra as bactérias nocivas para o organismo.

Previnem o aparecimento de cancro

A capsaicina, a substância que dá o sabor quente e picante às pimentas, demonstrou, em diversos estudos, possuir propriedades anticancerígenas, retardando e destruindo as células danificadas.

Apesar dos benefícios para a saúde que aqui foram referidos, é importante enfatizar que o seu consumo deve ser moderado. Isto devido à capsaicina. Para as pessoas que são mais sensíveis aos sabores fortes ou que possuem alguma patologia no trato gastrointestinal, poderão, ao consumir quantidades extremas, sentir a curto prazo algum desconforto, como dor de estômago, diarreia ou vómitos. Por esta razão, se não estiver habituado a consumir alimentos picantes ou muito condimentados, deverá aumentar o seu consumo de forma gradual para minimizar o aparecimento de possíveis sintomas indesejáveis.

Para concluir, procure enriquecer nutricionalmente as suas refeições, temperando os seus alimentos com as suas especiarias preferidas, reduzindo, não só a quantidade de açúcar, como também de sal na sua dieta. Desta forma, estará também a reduzir o risco de aparecimento de diversas doenças cardiovasculares e até mesmo de obesidade.